A infância e a adolescência são momentos ideais para aprender novas habilidades, explorar talentos e desenvolver competências socioemocionais. Com mais tempo livre, energia de sobra e menos preocupações, essa fase da vida oferece a oportunidade perfeita para investir no autodesenvolvimento por meio de cursos para crianças e adolescentes.
Além da educação formal, cursos extracurriculares podem complementar o aprendizado, preparando crianças e adolescentes para os desafios do futuro. Para ajudar nessa jornada, Eleandro da Costa, CEO da Jumper! Profissões e Idiomas, selecionou 5 cursos para crianças e adolescentes que considera essenciais. Confira:
1. Língua estrangeira
Aprender um novo idioma desde cedo amplia horizontes e abre portas para oportunidades acadêmicas e profissionais. O inglês, por exemplo, é a língua mais falada no mundo e pode ser introduzido a partir dos 4 anos de idade.
Nessa fase, o cérebro está em pleno desenvolvimento linguístico, o que facilita a assimilação de sons, vocabulário e gramática. Além disso, aprender outro idioma contribui para a memória, concentração e capacidade de resolver problemas, além de estimular o respeito por diferentes culturas.
“Durante a infância, as crianças passam por um período crucial de desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. Investir na educação bilíngue desde cedo é uma maneira poderosa de garantir que eles tenham um futuro repleto de possibilidades pessoais e profissionais também”, explica Eleandro.
2. Executivo Júnior
Empreendedorismo e inovação são habilidades cada vez mais valorizadas. Desde os 12 anos, os adolescentes já podem aprender a desenvolver características como iniciativa, criatividade e responsabilidade por meio de cursos sobre empreendedorismo.
“Essas habilidades são fundamentais para o sucesso pessoal e profissional. O curso mostra que o empreendedorismo pode ser ensinado de forma dinâmica, através de atividades experimentais e criativas, desenvolvendo o comprometimento e responsabilidade, estimulando à iniciativa e ao protagonismo”, diz Eleandro.
3. Informática para crianças
Saber usar redes sociais e smartphones não é suficiente para se destacar na era digital. Um bom curso de Informática Kids ensina crianças a partir de 7 anos a navegar com segurança na internet, criar documentos e até mesmo dar os primeiros passos na programação e no design gráfico.
Além de proporcionar um aprendizado lúdico e envolvente, essa formação estimula o pensamento lógico, a resolução de problemas e a criatividade.
4. Oratória
Saber se comunicar bem é uma habilidade valiosa para qualquer área da vida. Na adolescência, aprender a falar em público com clareza e segurança pode fazer toda a diferença, seja na escola, em entrevistas ou no futuro profissional.
Não basta ter boas ideias; é preciso saber transmiti-las de forma eficiente. O curso de Oratória ajuda os jovens a desenvolverem confiança, melhorarem a persuasão e se expressarem com credibilidade.
5. Robótica
Com a crescente automação do mundo, o ensino de robótica vem ganhando destaque. Esse curso introduz conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática de forma prática e interativa.
Além de desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade, a robótica incentiva o trabalho em equipe e ensina as crianças a enxergarem os erros como parte do aprendizado. Os desafios da programação e da construção de robôs estimulam a confiança para enfrentar problemas complexos, preparando os alunos para um futuro repleto de inovação.
Leia também:
Área da saúde: veja cursos que podem te ajudar a mudar de profissão