É preciso prestar atenção também na quantidade que você está ingerindo
Quando consumidos durante a dieta, alguns tipos de alimentos podem parecer que possuem poucas calorias. No entanto, ao comê-los, você acaba sabotando o seu projeto de emagrecimento. Isso porque, ao contrário do que parecem, alguns podem ser bastante calóricos e pobres em nutrientes.
“É importante ressaltar que o sucesso de uma dieta se dá por meio da escolha inteligente dos alimentos. Sempre que possível, é importante consultar um nutricionista para que ele faça as combinações mais adequadas”, recomenda o nutricionista esportivo Ricardo Zanuto.
Confira alguns exemplos de alimentos, citados pelo nutricionista, que podem prejudicar a sua dieta:
BARRA DE CEREAL
Por ser um alimento rico em fibras, muita gente acredita que as barrinhas de cereais possuem baixa caloria. O problema é que algumas delas são ricas em açúcar. É preciso observar bem o rótulo antes de optar por elas
BOLACHA DE ÁGUA E SAL
Algumas pessoas acreditam que substituir o pão pela bolacha de água e sal é um grande negócio. O problema é que ela tem um teor de gordura considerável. Além disso, é um alimento de alto índice glicêmico, isto é, de digestão rápida, o que fará com que você sinta fome mais cedo.
TORRADAS INDUSTRIALIZADAS
Elas possuem a mesma caloria do pão comum e quase nenhum nutriente.
FARINHA DE TRIGO
É pobre em nutrientes e rica em calorias.
Cuidado com a quantidade
Mesmo um alimento considerado saudável pode se tornar um vilão, caso você resolva comer exageradamente. “Um exemplo é a castanha, que é altamente nutritiva, mas que, se ingerida de forma exagerada, vai agregar calorias demais à dieta. Por isso, é importante buscar ajuda nutricional para adequar a dieta”, exemplifica Ricardo Zanuto.
Atenção ao preparo
A forma como você prepara os alimentos também pode influenciar na quantidade de calorias. Por exemplo, um alimento que é naturalmente saudável, se você fritá-lo, ele vai aumentar de calorias.
Confira também receitas saudáveis e práticas