O Dia das Mães é muito celebrado com almoços especiais, seja em casa ou em restaurantes. Mas também há quem prefira passar a data de maneira mais calma. Se você está no segundo grupo, uma sessão de filmes para maratonar em família é uma ótima pedida, não é mesmo?
Apesar do extenso católogo disponível em plataformas de streaming, escolher uma boa produção pode não ser das tarefas mais fáceis. Gêneros distintos, gostos diferentes para cada um e, por fim, a indecisão, que também pode atrapalhar na hora de decidir.
Pensando nisso, AnaMaria traz 7 filmes para você maratonar em família durante o Dia das Mães. Então, prepara a sua pipoca e confira nossas opções:
Dicas práticas de autocuidado para mães: desista de ser a Mulher-Maravilha
COMÉDIA
Sexta-Feira Muito Louca (2003) –
Se a intenção é assistir um filme divertido e garantir muitas risadas em família, ‘Sexta-Feira Muito Louca’ é uma ótima pedida. O filme mostra um relacionamento difícil entre Tess e sua filha, de 15 anos. Mas tudo isso muda quando as duas comem um biscoito da sorte em um restaurante chinês.
O quitute tem um efeito inesperado: faz com que as duas troquem de corpo. Agora, precisam aprender a lidar com os problemas uma da outra. A produção de 1h 37m é protagonizada por Jamie Lee Curtis e Lindsay Lohan, e está disponível no Disney+.
Minha Mãe é uma Peça (2013) –
Ainda no gênero da comédia, por que não reassistir ‘Minha Mãe é uma Peça’? No filme brasileiro, o eterno Paulo Gustavo, que faleceu há três anos, vive Dona Hermínia, uma autêntica mãe brasileira: muito atarefada, um pouquinho estressada e com amor de sobra pelos filhos.
Marcelina (Mariana Xavier) e Juliano (Rodrigo Pandolfo) são os filhos da personagem. O filme ainda ganhou duas sequências. Ou seja, se tiver um pouquinho mais de tempo, dá para emendá-los e fazer uma maratona daquelas. Está disponível na Netflix e Globoplay.
Fala sério, mãe! (2017) –
Outro sucesso do cinema nacional é ‘Fala sério, mãe!’. Na trama, Ingrid Guimarães enfrenta os desafios na criação de sua filha adolescente, Maria de Lourdes, ou Malu, que é interpretada por Larissa Manoela. Paulo Gustavo também faz uma aparição especial no filme.
Entre a montanha-russa de emoções da mãe, que encara seus medos medos e frustrações, e as insatisfações e descobertas da filha, a relação cativa o telespectador com momentos fofos, engraçados e de muita identificação. Você pode assistir no Globoplay.
O que fazer no almoço de Dia das Mães? Confira pratos para agradar e surpreender
DRAMA
A Filha Perdida (2021) –
O filme segue a história emocionante de Leda, uma professora universitária que viaja para a Itália em busca de tranquilidade, mas acaba confrontando seu passado quando encontra uma jovem mãe e sua filha, cuja relação desencadeia memórias dolorosas e segredos há muito tempo enterrados.
Baseado no livro homônimo de Elena Ferrante, a produção, lançada em 2021, explora temas de maternidade, identidade e o peso do arrependimento em uma jornada cativante e comovente. Está disponível na Netflix.
Mães Paralelas –
Janis e Ana tem muitas diferenças, mas um ponto em comum que as une: são mulheres solos que estão no hospital prestes a dar à luz. Uma delas é uma mulher madura, e com a vida relativamente estável. A outra, longe disso: uma adolescente assustada com tudo que envolve a maternidade e a gestação.
“Uma maneira inteligente e profunda de nos fazer refletir sobre nossa humanidade. Humanidade diante da maternidade”, opinou um telespectador do filme, dirigido por Pedro Almodóvar. Também está disponível na Netflix.
Pieces of Woman –
O filme dirigido por Kornél Mundruczó e escrito por Kata Wéber aborda o luto de Sean e Martha, que perderam o primeiro filho após o parto. O luto e os desafios do relacionamento após a morte precoce são retratados na produção, de 2020. Também disponível na Netflix.
Família, amigos e o próprio companheiro tentam ajudá-la, mas é difícil compreender o processo de luto enfrentado por Martha, vivida por Vanessa Kirby. A protagonista venceu prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Veneza de 2020 pela performance.
ANIMAÇÃO
Valente (2012) –
Se seu filho ainda é criança, um ótimo filme para mantê-lo interessado nas telas é ‘Valente’. A animação da Disney conta a história da princesa Mérida, que herdou o direito de ser rainha. Porém, a personagem não gosta da tradição de se casar por motivos políticos.
A partir daí, ela entra em uma jornada que desafia a tradição ancestral de seu reino e cativa os telespectadores, dos mais novos aos mais velhos. Claro, a relação da princesa com sua mãe é um dos pontos principais do filme, disponível no Disney+.