Mensagens de texto com amigos e familiares, grupo do trabalho, figurinhas e gifs: o WhatsApp se consolidou como o principal meio de comunicação online. Mas você já reparou que nunca gastou um centavo para isso? Afinal, como o WhatsApp ganha dinheiro?
O aplicativo é uma das principais fontes de renda da Meta, que também controla o Instagram e o Facebook. E, ao contrário de outras ferramentas e sites, não há anúncios publicitários e muito menos cobrança por download ou por mensagens enviadas.
Até por isso, os questionamentos sobre como o WhatsApp ganha dinheiro são comuns. A resposta está nos serviços que o aplicativo oferece para empresa, assim como os recursos de comunicação corporativa. Ambos estão disponíveis no WhatsApp Business, serviço voltado para profissionais.
O WhatsApp Business
O WhatsApp Business foi criado para empresas que desejam se comunicar com seus clientes de maneira eficiente e personalizada. A ferramenta permite que as companhias estabeleçam um canal direto de atendimento, enviem notificações sobre serviços e, até mesmo, realizem vendas.
O serviço está disponível gratuitamente para pequenas empresas, que não pagam nada para entrar em contato com seus clientes. É desta forma que assistentes virtuais, os famosos “robôzinhos”, te respondem com mensagens automáticas na plataforma.
Sabe aquela mensagem com “Digite 1 para tal compra; Digite 2 para acessar o cardápio…”? Então, é enviada por meio do WhatsApp Business. Até aqui, o dinheiro ainda não entrou na jogada. Mas a renda entra quando os médios e grandes negócios também se interessam.
O principal meio de lucro está nas funcionalidades pagas que essas empresas podem utilizar para gerenciar grandes volumes de mensagens e precisam de integrações mais robustas com sistemas de atendimento ao cliente.
O custo é determinado pela quantidade de mensagens enviadas, com empresas pagando por mensagens específicas, como notificações de status de entrega ou atualizações de pedidos. Além das funcionalidades, como respostas automáticas e catálogos de produtos, as médias e grandes empresas pagam para ter acesso às informações do WhatsApp Business, a fim de criarem anúncios mais assertivos fora da plataforma, mas para o mesmo usuário, no Facebook ou Instagram.
Publicidade externa no WhatsApp
Como dito, o WhatsApp não tem um serviço próprio de publicidade. Até por isso, nenhum dos mais de 2 bilhões de usuários no mundo se depara com anúncios ou propagandas durante o uso. Porém, o aplicativo também ganha com publicidade externa.
A integração com o Facebook Ads, plataforma de publicidade digital das redes sociais da Meta, é mais uma fonte de renda importante para o app. Facebook e Instagram, por exemplo, disponibilizam links e anúncios que encaminham o usuário direto para o WhatsApp da empresa.
E isso, claro, é feito com uma generosa compensação financeira. À BBC, Nikila Srinivasan, vice-presidente de business messaging da Meta, disse que só a tecnologia já rende “vários bilhões de dólares” para a empresa.
Além disso, o WhatsApp planeja incorporar mais serviços à plataforma. Em alguns locais, já é possível comprar uma passagem de ônibus e escolher seu assento diretamente pelo aplicativo, por exemplo: “Na nossa visão, se tudo der certo, uma empresa e um cliente devem ser capazes de fazer negócio por mensagem”, completa Nikila.