quarta-feira,20 agosto , 2025
Revista Ana Maria
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
Revista Ana Maria
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Diversos

Saiba como registrar a marca da sua empresa

Redação EdiCase Por Redação EdiCase
10/04/2023
Em Diversos
Registrar o nome da marca é importante para estabelecer a identidade e a confiança do negócio (Imagem: loreanto | Shutterstock)

Registrar o nome da marca é importante para estabelecer a identidade e a confiança do negócio (Imagem: loreanto | Shutterstock)

Share on FacebookShare on TwitterEnviarEnviar

Uma marca é mais do que um nome, é a identidade do negócio – seja ele produto ou serviço. “Marca é o nome dado para associar o nome à empresa, para agregar valor ao negócio, aumentar a confiança, o relacionamento e a experiência do cliente/consumidor com a empresa”, afirma o consultor de marketing Randes Enes.

Primeiros passos

A primeira coisa a ser feita quando se pensa em abrir um negócio é criar o nome. De acordo com a consultora especializada em marcas, Andréa Miom, a segunda é uma pesquisa para saber se já existe outro igual no mercado. A partir daí, criar a marca, que vai diferenciar a sua empresa das outras.

PROPAGANDA

Registro da marca

Feito os primeiros passos, já pode registrar a empresa. No Brasil, o registro é realizado pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e o solicitante pode optar por um mediador, para que faça todo esse processo, como uma empresa de propriedade intelectual. Nesse caso, um especialista irá acompanhar todo o tempo de registro e vigência.

LeiaMais

Lauana Prado

Avião pode abrir a porta durante o voo? Aconteceu com a cantora Lauana Prado; entenda

19/08/2025
Significado do sonho com cobra - Créditos: depositphotos.com / willem

Você não vai acreditar no que sonhos com cobra significam

19/08/2025

Tempo para registro

O período de entrada do pedido até o registro oficial pode durar, em média, 2 anos, caso não tenha nenhum contratempo na abertura do processo. Não são todos os processos que demoram assim, geralmente, isso ocorre quando já possui uma marca com o mesmo nome que você escolheu para sua empresa.

PROPAGANDA

“Após conquistar o Certificado de Registro de Marca, o solicitante tem direito de usufruir do benefício por 10 anos, sem que haja renovação de registro”, explica o consultor de marketing, Randes Enes. Se a renovação não for feita, qualquer pessoa poderá obter o certificado da marca.

Valores

Para registrar a marca, é necessário pagar uma quantia que vai depender da documentação necessária, variando de acordo com as etapas durante o processo ou se foi contratada uma empresa especializada nisso. Randes Enes explica que, quando o Certificado de Registro é conquistado, o pagamento passa a ser a cada 10 anos para a manutenção do registro da marca. Pode acontecer também de surgir outro nome igual ao seu, mas ele será imediatamente bloqueado pelo INPI, para avaliar a veracidade dos fatos.

PROPAGANDA
Mulher de cabelo ruivo e camisa bege sentada mexendo em um notebook
É necessário ter CNPJ para registrar a marca da empresa (Imagem: Tirachard Kumtanom | Shutterstock)

Quem pode solicitar o registro?

Para que a marca seja registrada no INPI, a empresa precisa ter CNPJ. Do contrário, como pessoa física, não será possível o registro.

Importância do registro

É importante que a marca possua esse registro, pois assim evita constrangimentos de aparecerem outras com o mesmo nome. Ter o certificado garante que a marca seja sua e qualquer problema que acontecer, em relação a isso, poderá confirmar por meio de toda a documentação. “É uma forma comprobatória de autenticidade e direitos sobre o uso da marca, em qualquer meio de comunicação, mantendo a segurança do proprietário”, diz Randes.

Benefícios de ter uma marca registrada

  • Um produto com marca, é um produto com identidade;
  • Uma boa marca agrega valor ao produto;
  • Uma boa marca traz confiança, proporciona “status” e gera satisfação.

Tipos de marca

Segundo Andréa Miom, consultora especializada em propriedade intelectual da Vilage Marcas e Patentes, existem quatro tipos de registro de marcas:

  • Nominativa: é aquela formada por palavras, neologismos e combinações de letras e números;
  • Figurativa: constituída por desenho, imagem, ideograma, forma fantasiosa ou figurativa de letra ou algarismo e palavras compostas por letras de alfabetos como hebraico, cirílico, árabe etc.;
  • Mista: combina imagem e palavra;
  • Tridimensional: pode ser considerada marca tridimensional a forma de um produto, quando é capaz de distingui-lo de outros produtos semelhantes.
Tags: carreiraedicaseEmpreendedorismonegócios
ANTERIOR

Fabiana Justus revela os procedimentos estéticos que fez e mostra antes e depois

PRÓXIMO

Rafa Kalimann é flagrada mais uma vez com novo affair

Redação EdiCase

Redação EdiCase

CompartilharTweetEnviarCompartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ensaio de casal em Holambra -

O que torna essa cidade do interior a queridinha dos viajantes

19/08/2025
Drex - Créditos: depositphotos.com / rafapress

Tecnologia que pode substituir o dinheiro em espécie cresce rápido

19/08/2025
Os melhores pontos de São Paulo para se visitar

Essa é a cidade com mais prédios em território brasileiro

19/08/2025
Mare of Easttown - Créditos : Home Box Office (HBO)

A série viciante de 7 episódios da HBO continua sendo sucesso global

19/08/2025
Saiba que mensagem você passa de acordo com sua cor de roupa

Saiba que mensagem você passa de acordo com sua cor de roupa

19/08/2025
veranico

Lavagem nasal: solução eficiente para dias secos do veranico 

19/08/2025

GRUPO PERFIL – Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Portugal e Índia

AnaMaria |  AnaMaria Receitas | Aventuras na História | CARAS | CineBuzz | Contigo | Máxima | Perfil Brasil | Recreio | SportBuzz | RSVP

Rede de sites parceiros:

Bons Fluidos | Holywood Forever TV  | Mais Novela | Manequim | Márcia Piovesan | Rolling Stone Brasil | Viva Saúde | FFW

PERFIL Brasil Av. Eusébio Matoso, 1.375 10º andar – CEP: 05423-905 | São Paulo, SP

Anuncie no Grupo Perfil +55 (11) 2197-2000 ou [email protected]

Clique aqui e conheça nosso Mídia Kit

Política de privacidade

Categorias

  • AnaMaria Testa
  • Astrologia
  • Atualidades
  • Beleza
  • Bem-estar e Saúde
  • Carreira
  • Casa
  • Comportamento
  • Dieta e Emagrecimento
  • Dinheiro
  • Diversos
  • DIY
  • Educação
  • Famosos
  • Maternidade
  • Moda
  • Programação da TV
  • Relacionamento
  • Tecnologia

Direitos Autorais Grupo Perfil. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas