Marcos Oliveira, 68, conhecido como Beiçola de ‘A Grande Família’ (Globo), vai se mudar para o Retiro dos Artistas. A informação foi divulgada pelo jornalista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, e confirmada pelo Splash.
O ator ganhará uma casa no local, construída por Marieta Severo, 78, sua colega de elenco no seriado. “Ela já fez três [casas] e agora está fazendo mais duas. Uma vai ficar pronta agora daqui a uns vinte, trinta dias, e vai ser para o Marcos Oliveira”, contou Cida Cabral, administradora do Retiro dos Artistas.
Essa não é a primeira vez que o ator teve a oportunidade de se mudar para lá. Em 2023, ele adiou a decisão após receber uma doação de R$ 50 mil de Deolane Bezerra. Agora, a mudança é definitiva. “Ela [Marieta] ficou muito, muito feliz com a notícia e tá torcendo muito para que chegue logo”, ela revelou.
Vale lembrar que, em agosto de 2024, Marcos recebeu uma ordem de despejo. Nos últimos anos, o ator vinha enfrentando problemas financeiros e chegou a dever três meses de aluguel, o equivalente a R$ 3.500.
“Eu estou em pânico, sem condições de nada e apático. Eu tenho de sair e não sei para onde vou. Para prender bandido leva dois anos, mas para despejar leva cinco minutos”, disse ao jornal O Globo.
Como é a vida no Retiro dos Artistas?
Em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, o Retiro dos Artistas foi fundado em 1918 para acolher profissionais do entretenimento em situação de vulnerabilidade. O espaço conta com uma infraestrutura completa, incluindo refeitório, teatro, biblioteca e espaços de lazer.
Com 15 mil m² de área, o complexo também possui piscina, salão de beleza, capela e um centro de fisioterapia. Os residentes têm acesso a quartos individuais e áreas comuns que incentivam a convivência.
A gestão do Retiro dos Artistas está atualmente sob a responsabilidade do ator Stepan Nercessian. A casa abriga 43 residentes e se mantém através de doações e trabalho voluntário.
A iniciativa recebe apoio de diversos artistas. Marieta Severo contribuiu com materiais para novas moradias, enquanto Alanis Guillen e Emilio Dantas doaram quadros para uma exposição beneficente. O músico Roberto Menescal também promoveu um leilão para arrecadação de fundos.
Diferente de um asilo, o Retiro dos Artistas prioriza conforto e qualidade de vida. Os residentes contam com acompanhamento multidisciplinar para cuidar da saúde física e mental, além de uma programação variada de atividades recreativas.
Entre elas, há aulas de atuação, dublagem, teatro, música, arteterapia, cinema, debates literários e até bailes de dança. Tudo é pensado para estimular os residentes cognitivamente e promover interações sociais.
Quem mais vive no Retiro dos Artistas?
Entre os atuais moradores do Retiro dos Artistas estão vários nomes reconhecidos do cenário artístico brasileiro:
- Íris Bruzzi: aos 89 anos, a ex-vedete e atriz veterana enfrenta um início de Alzheimer;
- Leibovitch: com 76 anos e um currículo extenso na televisão, recentemente participou da novela ‘Elas por Elas‘;
- Silvio Pozatto: com mais de 60 novelas no currículo, Pozatto se mudou para o Retiro em 2022 devido ao avanço da doença de Parkinson;
- Rui Resende: aos 85 anos e conhecido por seu papel em ‘Roque Santeiro‘, reside na instituição desde 2019;
- Claire Digon: moradora há duas décadas, continua atuando na televisão e foi recentemente convidada para uma nova série na Record;
- Marcelino Buru: ator e diretor teatral que recentemente participou da série ‘Pablo e Luisão’;
- Sonia Zagury: aos 89 anos, mudou-se para o Retiro em julho deste ano; sua última aparição na televisão foi em 2020.
Leia também:
Como é a vida no Retiro dos Artistas? Veja a rotina dos atores