Nesta quinta-feira, 23 de janeiro de 2025, às 10h30 (horário de Brasília), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou a lista dos indicados ao Oscar. O Brasil aguardava com grande expectativa a possível nomeação do filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles. A cerimônia de anúncio foi transmitida pelo canal oficial da academia no YouTube.
O longa de Walter Salles, estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello recebeu três indicações de peso na premiação. Além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, “Ainda Estou Aqui” também foi indicado na categoria Melhor Filme.
Outras indicações brasileiras ao Oscar
Ao longo da história do Oscar, o Brasil já teve 15 produções, incluindo longas-metragens completamente nacionais e coproduzidos com países como Estados Unidos, França e Itália, reconhecidas na lista final. Destes, sete são obras totalmente brasileiras, enquanto oito foram fruto de colaborações internacionais.
Entre as produções que se destacaram nas edições anteriores do Oscar estão “Cidade de Deus” (2002), que recebeu quatro indicações, e “Central do Brasil”, uma coprodução com a França que também conquistou duas nomeações.
As categorias mais comuns para os filmes brasileiros incluem Melhor Documentário, Melhor Filme de Animação e Melhor Roteiro Adaptado. Entretanto, apenas três longas nacionais – “O Pagador de Promessas”, “O Quatrilho” e “O Que é Isso, Companheiro?” – disputaram o prêmio de Melhor Filme Internacional.
Apesar das várias indicações recebidas ao longo dos anos, nenhuma produção inteiramente brasileira conseguiu conquistar a estatueta dourada. O Brasil apenas foi premiado em relação a filmes coproduzidos; um exemplo notável é “Orfeu Negro”, que teve participação brasileira, embora o prêmio de Melhor Filme Internacional foi atribuído à França.
A cada ano, a Academia Brasileira de Cinema seleciona um filme nacional para representar o país na disputa pelo Oscar. Em 2025, a escolha recaiu sobre “Ainda Estou Aqui“.
A produção ganhou destaque recentemente com a vitória de Fernanda Torres na categoria de Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro, elevando ainda mais as expectativas em torno da obra.
Leia também:
Framboesa de Ouro anuncia quais foram os piores filmes de 2024! Confira a lista
Ainda Estou Aqui: filme arrecadou 125 mil dólares em estreia nos EUA