O enigma entre o ovo ou a galinha é um dos mais antigos da humanidade. E é bem provável que você já tenha entrado nesse debate, não é mesmo? Embora ele pareça impossível de ser resolvido, a ciência parece ter finalmente alcançado uma resposta.
De acordo com pesquisadores da Universidade de Genebra, na Suíça, o ovo veio primeiro que a galinha no processo evolutivo. A descoberta levou em consideração análises paleontológicas e biológicas, que descobriram o organismo unicelular Chromosphaera perkinsii.
O ovo ou a galinha: a resposta definitiva?
Os pesquisadores analisaram o organismo unicelular Chromosphaera perkinsii, encontrado em sedimentos do Havaí, em 2017. Esse organismo possui a capacidade de formar estruturas multicelulares semelhantes a embriões, que geram vida nos seres.
A estrutura é datada em bilhões de anos — muito antes do surgimento dos animais, que surgiram entre 600 e 800 milhões de anos atrás, conforme apontam pesquisas. Logo, o desenvolvimento embrionário pode ter precedido o surgimento dos primeiros animais.
Segundo os pesquisadores, o C. perkinsii se divide quando atinge seu tamanho máximo, mas mantendo a dimensão original. Essa estrutura de colônias permanece por um terço do ciclo daquele organismo.
A professora de bioquímica Omaya Dudin, que liderou o estudo, destacou: “É uma espécie unicelular, mas o seu comportamento mostra que nela já estão presentes processos de coordenação e diferenciação multicelular, muito antes de os animais aparecerem na Terra”.
Há outra versão do estudo
Por outro lado, os pesquisadores da Universidade de Genebra ressaltam a existência de outra possibilidade. A outra explicação sugere que o organismo unicelular possa ter evoluído de forma independente ao longo de milhões de anos até ser capaz de desenvolver embriões.
De qualquer forma, a pesquisa vai muito além de responder antigo dilema entre o ovo ou a galinha. Para os cientistas, pode abrir novas possibilidades para o estudo de organismos multicelulares na evolução da vida na Terra. Fósseis de 600 milhões de anos com características embrionárias encontrados anteriormente ganham novas interpretações, por exemplo.
Leia também
De granja, caipira ou orgânico? Entenda a diferença entre os tipos de ovos