A mineira Daniela Barone Soares, de 53 anos, viu seu nome tomar conta dos portais de notícias brasileiros. O motivo para isso? A brasileira recebeu o título de Officer of the Most Excellent Order of the British Empire (OBE). Na tradução, significa ‘Oficial da Ordem do Império Britânico’.
A honraria, que é um dos cinco títulos entregues pela realeza do Reino Unido, também já foi cedida a nomes como o ex-jogador de futebol David Beckham, e a escritora J.K.Rowling, conhecida mundialmente por escrever a série de livros Harry Potter.
Mas quem é Daniela Barone? Por quê a brasileira recebeu o título da realeza britânica? É o que AnaMaria te conta.
Conheça Daniela Barone
Daniela Barone Soares é de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, e tem 53 anos. Ela mora em Londres, na Inglaterra, há 20 anos. A brasileira é formada em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e cursou um MBA em Harvard, nos Estados Unidos.
A economista é CEO da Snowball Impact Investment, um fundo de investimentos da capital inglesa. O projeto tem como objetivo impactar positivamente pessoas em todo o mundo por meio da sustentabilidade.
Segundo Daniela, a empresa cria resultados positivos para as pessoas e o planeta, gerando ao mesmo tempo retornos financeiros sólidos. “Criamos um fundo para que as pessoas não tenham que escolher entre seu futuro financeiro e o futuro do planeta em que querem viver”, acrescentou ao g1.
Além do OBE, Daniela Barone recebeu outras premiações ao longo da carreira:
- Cinquenta mais Influentes em Finanças Sustentáveis – 2023, Financial News;
- Top 100 mulheres na engenharia – 2019, Financial Times;
- 20 pessoas que estão mudando o Brasil e o mundo para melhor – 2017, Istoé Dinheiro;
- 100 pessoas que tornam a Grã-Bretanha um lugar melhor – 2008, Independent on Sunday Happy List.
Título OBE da realeza britânica
O título de Oficial da Ordem do Império Britânico, na sigla OBE na língua inglesa, é entregue àquele que se destaca a nível nacional ou se contribui com a sociedade local de alguma forma. Entre as áreas disponíveis, estão arte, ciência, esportes ou atividades em organizações de caridade, assistência social e serviço público ingleses.
Daniela recebeu a indicação à honraria por conta do impacto social dos seus trabalhos à frente da Snowball Impact Investment. Ao UOL, ela contou ter sido surpreendido com o título, que chegou em sua casa de surpresa e foi recebido pelo marido.
“Nem tive a oportunidade de abrir esse envelope. A carta chegou em casa escrita ‘confidencial’, com todas as indicações da Coroa britânica. Quando meu marido pegou, ele abriu na hora. Ele disse: ‘Abro tanta coisa ruim, como contas e boletos, queria abrir algo diferente’. E foi ele que me deu a notícia de que tinha ganhado uma honra britânica. Na hora achei que era até brincadeira”, relembrou Daniela.
A condecoração é entregue pelo rei Charles III, ou pelo primeiro sucessor dele — neste caso, o príncipe William. A cerimônia para a entrega do título ainda não foi marcada. A premiação marca o aniversário do rei, nascido em 14 de novembro, mas pode ser realizada em outras datas.
Ainda assim, Daniela já pode usar o título desde o último dia 15. E assim ela o fez. Em seu LinkedIn, rede social de cunho profissional, a economista já assina como Daniela Barone OBE.
Outro brasileiro que ganhou um título da realeza britânica foi Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que morreu no final de 2022. Em 1997, ele foi nomeado cavaleiro da Ordem do Império Britânico, maior título da monarquia, diretamente das mãos da rainha Elizabeth II.
Quem recebe a honraria pode adicionar o Sir (senhor, na tradução direta) antes dos nomes masculinos, ou Dame (Dama), para as mulheres. Entretanto, apenas cidadãos britânicos podem ser chamados dessa forma — o que não era o caso do Rei do Futebol. Ainda entre os esportistas, Lewis Hamilton, Mo Farah e, de novo, David Beckham, foram nomeados.
Leia também
- Qual a relação entre inchaço nas mãos e câncer? Rei Charles apresentou o quadro antes do diagnóstico
- Como é o funeral de um membro da realeza? Estado de saúde de Rei Charles piora e protocolo real é atualizado
- Príncipe Harry deseja se reaproximar da família após câncer de rei Charles III, seu pai