Em uma reviravolta inédita, os passaportes mais desejados para 2024 estão em um empate histórico. França, Alemanha, Itália, Japão, Singapura e Espanha ocupam o primeiro lugar, oferecendo a seus cidadãos acesso a incríveis 194 destinos sem a necessidade de visto. Esse recorde representa o ápice de liberdade de viagem desde a criação do Henley Passport Index há 19 anos.
Os dados para esse ranking são fornecidos pela Henley & Partners, uma consultoria global em cidadania e residência, utilizando informações exclusivas da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
Nos últimos cinco anos, Japão e Singapura lideraram, mas agora a Europa ascendeu, com Finlândia e Suécia empatando com a Coreia do Sul em segundo lugar (193 destinos). Áustria, Dinamarca, Irlanda e Países Baixos ocupam o terceiro lugar (192 destinos). Bélgica, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Reino Unido estão em quarto, enquanto Grécia, Malta e Suíça estão em quinto.
Destaque também para o avanço da Austrália e Nova Zelândia, agora no sexto lugar, e os Estados Unidos e Canadá empatados em sétimo com acesso a 188 destinos. Vale mencionar que o Brasil ocupa apenas o 17º posto.
VEJA O RANKING COMPLETO:
- França, Alemanha, Itália, Japão, Singapura, Espanha (194 destinos)
- Finlândia, Coreia do Sul, Suécia (193 destinos)
- Áustria, Dinamarca, Irlanda, Países Baixos (192 destinos)
- Bélgica, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido (193 destinos)
- Grécia, Malta, Suíça (190 destinos)
- República Checa, Nova Zelândia, Polônia (189 destinos)
- Canadá, Hungria, Estados Unidos (188 destinos)
- Estônia, Lituânia (187 destinos)
- Letônia, Eslováquia, Eslovênia (186 destinos)
- Islândia (185 destinos)
Fonte: Henley Passport Index, com dados da IATA.