Na última sexta-feira (20), o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), decretou situação de emergência nas áreas afetadas pela erosão na Praia de Ponta Negra e na via costeira. O avanço incomum das marés causou danos significativos, destruindo equipamentos de drenagem e parte da proteção costeira que atende hotéis e rampas de acesso à praia. Agora o processo de engorda de Ponta Negra foi retomado, entenda como ele funciona!
A prefeitura destacou o alto risco que a erosão representa para os banhistas, especialmente devido ao rolamento de rochas do famoso Morro do Careca, um dos principais cartões-postais da cidade. O decreto também autoriza a convocação de voluntários para ajudar na proteção da população afetada, com coordenação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES).
Morro do Careca, em Natal, vai sumir?
Com a declaração de estado de emergência, o município visa implementar ações para conter o avanço do mar sobre as estruturas urbanas até que a obra de engorda de Ponta Negra seja concluída. Essa medida também tem como objetivo proteger aqueles que ainda frequentam a área próxima ao Morro do Careca, mesmo após a interdição do local.
Essa decisão foi tomada em uma reunião do comitê de crise para enfrentar desastres naturais, após pedidos de hoteleiros por ações urgentes diante dos estragos causados. O relatório da Defesa Civil destaca que o avanço do mar aumentou o processo erosivo do Morro do Careca, exigindo uma resposta rápida das autoridades para evitar, por exemplo, que o local desapareça.
Medidas urgentes
As obras de engorda de Ponta Negra foram reiniciadas no último sábado (21), um dia após o decreto emergencial. A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra) confirmou que a retomada das obras está alinhada ao estado de emergência, embora ainda não tenha informações sobre uma nova jazida de areia.
A obra de engorda estava paralisada desde 3 de setembro, após a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), responsável pela análise, ter encontrado cascalho nos sedimentos. Agora, a prefeitura planeja detalhar a situação em uma coletiva de imprensa.
Como funciona a engorda de Ponta Negra?
A engorda de Ponta Negra envolve a remoção de areia de um banco localizado a cerca de 7 km da costa, de frente para o farol de Mãe Luiza. Estima-se que sejam necessários 1 milhão de metros cúbicos de areia para a obra.
A areia será extraída por um navio draga, que utiliza uma tubulação de sucção, funcionando como um aspirador que suga a areia e a água do mar. Após a extração, a areia é armazenada em cisternas do navio, que possuem capacidade para 2.800 metros cúbicos — o que equivale a 700 caminhões.
Quando o navio chega à praia, a areia é bombeada para a costa, onde equipamentos como escavadeiras ajudam a distribuir o material, moldando a praia de acordo com o projeto. Essa obra é fundamental não apenas para a proteção da área, mas também para a preservação do Morro do Careca e da beleza de Ponta Negra.
Leia também:
‘Segunda lua’? Fenômeno acontece na Terra ainda neste mês
Horário de verão realmente economiza energia? Veja os prós e contras da medida
Aves incendiárias poderiam estar causando queimadas no Brasil? Entenda o fenômeno