Perder a bagagem é um dos grandes perrengues que podem acontecer durante as viagens, e, com o período de férias se aproximando é preciso ficar atenta e tomar as medidas necessárias para evitar ter a mala extraviada. Veja a seguir o que fazer caso isso aconteça com você!
Infelizmente, as taxas de extravio continuam altas, principalmente desde o início da pandemia da Covid-19. De acordo com a SITA, empresa especializada em soluções para o setor de aviação, em 2023 as companhias aéreas perderam, em média, 6,9 malas a cada 1.000 passageiros.
Esse número, apesar de uma leve melhora em relação a 2022, ainda está acima dos índices de antes da pandemia, que eram de 5,6 malas extraviadas a cada 1.000 passageiros em 2019.
Como proteger a bagagem em viagens de avião?
Algumas tecnologias podem ajudar a proteger as bagagens, mas, mesmo com a ajuda de dispositivos de rastreamento, como o Apple AirTag, para monitorar o paradeiro das malas, muitas vezes as companhias aéreas não estão dispostas a usar essas informações para localizar a bagagem. Isso pode complicar bastante o processo de como recuperar a bagagem, deixando os passageiros frustrados.
No entanto, boas notícias estão a caminho! A Apple, por exemplo, está desenvolvendo novos recursos que podem facilitar como recuperar a bagagem no futuro. Em breve, os viajantes que usarem AirTags poderão compartilhar o rastreamento com terceiros, como aeroportos e companhias aéreas, permitindo que localizem as malas em tempo real.
Essa funcionalidade já está disponível na versão beta do novo sistema operacional iOS da Apple e deve ser liberada em breve para todos os usuários. Vale lembrar que, para ser útil, essa opção de rastreamento compartilhado estará disponível por uma semana, então a agilidade é fundamental.
Além disso, com a atualização do app Find My, será possível gerar um link para compartilhar a localização da mala, até mesmo com pessoas que não tenham dispositivos Apple. Isso pode ajudar a equipe do aeroporto e das companhias aéreas a localizar sua bagagem diretamente no computador.
Também será possível conectar a mala extraviada a qualquer telefone ou tablet, compartilhando informações do proprietário, o que pode acelerar ainda mais o processo.
Embora esses avanços da Apple sejam promissores, outras marcas, como Tile e Eufy, podem seguir esse mesmo caminho em breve. Mas, saber se essas novas ferramentas vão, de fato, ajudar as companhias aéreas a melhorar as taxas de recuperação de bagagens, apenas o tempo dirá.
O que fazer em caso de mala extraviada?
Se você tiver a infelicidade de ter a mala extraviada, é importante seguir alguns passos para garantir que você consiga recuperar a bagagem o mais rápido possível. Veja abaixo o que fazer.
- Vá imediatamente ao balcão de atendimento da companhia aérea no aeroporto de destino;
- Registre o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB);
- Forneça todos os detalhes relevantes, como as características da mala e seu conteúdo;
- Guarde todas as provas possíveis, como fotos da bagagem, para facilitar o processo.
Além disso, outras ações são possíveis, confira a seguir.
- Solicitar assistência material para itens básicos, como roupas e produtos de higiene;
- Exigir a busca e devolução da mala;
- Registrar uma reclamação no Procon ou na Justiça, caso a companhia aérea não resolva o problema no prazo estipulado;
- Pedir apoio nos órgãos de defesa do consumidor, caso o valor da indenização oferecida pela companhia aérea não seja adequado;
- Registrar uma reclamação no Departamento de Aviação Civil (DAC), que pode ajudar a agilizar o processo de recuperação.
Vale lembrar que a companhia aérea tem a responsabilidade de reparar os danos causados, substituir a bagagem ou pagar uma indenização. A mala extraviada pode ocorrer por diversos motivos, como erro da companhia aérea na alocação da bagagem no voo, conexões, perda da identificação da mala, furto ou a mala ser levada por engano por outro passageiro.
Leia também:
Viagem de final de ano? Veja qual o melhor momento para comprar passagem
Jet Lag tem jeito? Veja como melhorar rapidinho após uma viagem longa
Como lidar com o medo de avião? Saiba o que fazer para o temor não estragar sua viagem