O Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro, é um convite para refletirmos sobre a qualidade da alimentação no mundo e a fome que ainda assola diversas regiões. A data foi criada em 1979 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a fome, a insegurança alimentar e a desnutrição, problemas que, mesmo com os avanços em algumas economias, persistem em vários cantos do planeta.
O que significa o Dia Mundial da Alimentação?
A cada ano, o Dia Mundial da Alimentação reúne ações em mais de 150 países, tornando-se uma das datas mais celebradas do calendário da ONU. A cada edição, a FAO escolhe um tema que nos lembra da necessidade de garantir que todos tenham acesso a alimentos nutritivos, seguros e diversificados. Em 2024, o tema escolhido foi “Um compromisso com o direito à alimentação e a segurança alimentar”.
Essa campanha mundial destaca a importância de se combater a fome e garantir que, em todos os lugares do mundo, as pessoas tenham a possibilidade de comer bem. Afinal, uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para uma vida plena e saudável.
Por que o Dia Mundial da Alimentação foi criado?
A criação da data tem como propósito chamar a atenção global para a importância da alimentação na vida de todos nós e para as desigualdades no acesso a alimentos em muitas regiões. Desde a sua primeira celebração, em 1981, a FAO promove debates e eventos que visam encontrar soluções para os problemas relacionados à fome e à insegurança alimentar.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social revelou que mais de 2,8 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a uma alimentação saudável, o que significa que quase 1/3 da população global não recebe os nutrientes necessários para ter uma boa qualidade de vida. Isso reforça a urgência de discutirmos maneiras de garantir uma alimentação digna para todos, especialmente em tempos de crise climática e econômica.
A importância de celebrar o Dia Mundial da Alimentação
Com tantas pessoas vivendo em insegurança alimentar, o Dia Mundial da Alimentação ressalta a importância de consumir alimentos saudáveis, variados e ricos em nutrientes. Uma alimentação digna beneficia não apenas a saúde, como também contribui para um mundo mais sustentável. O foco, ano após ano, é destacar quatro pilares fundamentais: melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida.
Essas questões vão além da nossa mesa. A data é um chamado para que os governos e a sociedade civil se unam em busca de soluções para erradicar a fome e proporcionar acesso a uma alimentação saudável para todos. Isso inclui, por exemplo, adotar hábitos alimentares que priorizem uma dieta colorida, com a inclusão de frutas, legumes e proteínas de boa qualidade.
Com o tema de 2024 ampliando o compromisso com a alimentação digna, o Dia Mundial da Alimentação nos convida a refletir: o que estamos fazendo para contribuir com a saúde global? Cada passo, por menor que pareça, é essencial para garantir que todos tenham acesso ao básico para viver: a comida.
Leia também:
5 ingredientes proteicos vegetais para incluir no cardápio do dia a dia
Alimentação inteligente: a relação entre nutrição, emoções e desempenho cognitivo
Alimentação saudável: como fazer seus filhos se alimentarem bem em casa