O Dia de São Pedro é celebrado neste dia 29 de junho na Igreja Católica. No Brasil, o santo encerra as comemorações de festas juninas. Mas, você conhece a história de São Pedro?
O nome de nascimento de São Pedro é Simão. Ele era pescador e vivia em uma vila pequena no norte de Israel. Sua vida mudou depois de conhecer Jesus, que o convidou a segui-lo. Prontamente, ele aceitou e tornou-se um discípulo, testemunhando seus ensinamentos, milagres e ressurreição. Mais tarde, Cristo lhe deu o nome de Pedro, que significa ‘pedra’ em aramaico, sobre a qual ele instituiria a sua Igreja.
Pedro teve um papel importante na história da Igreja Católica, sendo o primeiro líder e reconhecido como o primeiro papa. Logo, ele foi um homem influente do Evangelho, com a missão de fortalecer as comunidades cristãs. Desta forma, ele escreveu duas cartas do Novo Testamento.
Considerado um dos pilares da Igreja, a história de São Pedro é exemplo de humildade e devoção a Jesus, sendo um exemplo para os cristãos. Sua trajetória transformadora de pescador a apóstolo e líder refletem sua fé.
Dia de São Pedro: por que em 29 de junho?
O dia 29 de junho foi escolhido para celebrar a história de São Pedro porque é a data de seu martírio, em 64 depois de Cristo. De acordo com a tradição cristã, ele foi crucificado de cabeça para baixo em Roma, seguindo um pedido dele próprio, que se considerava indigno de morrer do mesmo jeito que Jesus.
Suas relíquias ósseas estão a três andares abaixo do altar mor da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e são visitadas todos os anos por milhares de devotos.
Festas juninas: Saiba como aproveitar as delícias sem sentir culpa
Chave na mão
Você já deve ter ouvido o ditado de que ‘São Pedro está na porta dos céus’. Inclusive, uma das imagens de São Pedro é a que ele segura uma chave nas mãos. Essa representação tem dois significados: o poder e autoridade concedidos por Jesus, além do papel de liderança.
A autoridade concedida por Jesus diz respeito a quando ele deu as chaves do reino dos céus para Pedro, lhe concedendo o poder de governar a Igreja Católica.
Diante da responsabilidade que ganhou de Jesus, Pedro assumiu o papel de liderança, sendo o fundador da Igreja Cristã em Roma. Assim, o santo teve a missão de guiar a comunidade de fiéis, sendo reconhecido como o primeiro papa – também foi o mais longíquo, carregando o título por 37 anos.
A imagem de São Pedro com a chave na mão representa, então, sua missão de abrir as portas da Igreja e da fé.
O que dá dinheiro em festa junina? Veja como aumentar a renda nesta época
Santo do que?
Afinal, São Pedro é santo do que? Ele é conhecido como o santo das chuvas e da aldeia. Isso porque na Europa, o dia 29 de junho é o começo do verão. Portanto, as chuvas da estação contribuem para a fertilidade da terra. Na prática, as tradições populares, sobretudo em regiões agrícolas, associavam as chuvas a São Pedro.
São Pedro e as festas juninas
No Brasil, as festas juninas celebram três figuras religiosas: Santo Antônio, São João e São Pedro. Por ser celebrado no final de junho, ele encerra as festividades juninas.
Leia mais:
Dia de São João: o que o santo tem a ver com as festas juninas?
Dia de Santo Antônio: confira três simpatias populares para atrair amor e casamento