O Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância de preservar esse bioma essencial para o equilíbrio climático do planeta. Criada em 2007, essa data faz referência à criação da Província do Amazonas em 1850, e é uma maneira de lembrar que a Amazônia vai muito além de uma simples floresta: é um verdadeiro tesouro de biodiversidade. O Dia da Amazônia é um lembrete poderoso da necessidade de cuidarmos desse ecossistema tão importante.
Para marcar essa data, separamos três curiosidades que mostram o tamanho e a importância da Amazônia, em números, para o Brasil e para o mundo. Confira a seguir!
1. O Brasil é o maior guardião do bioma amazônico
A maior parte da Amazônia está em território brasileiro. São impressionantes 61,9% da floresta concentrados em estados como Acre, Amazonas, Pará e Roraima. Esses números são do MapBiomas, projeto que mapeia o uso da terra no Brasil. Outros países como Peru (11,4%) e Bolívia (8,4%) também abrigam partes da Amazônia, mas o Brasil lidera com folga.
Infelizmente, nosso país também carrega o título de maior desmatador da região. Desde 1985, 14% da vegetação amazônica nativa foi destruída, enquanto a Bolívia perdeu cerca de 10% de suas florestas no mesmo período. A preservação é fundamental para reverter esse cenário e garantir a saúde do bioma.
2. Diversidade de ecossistemas e povos que formam a Amazônia
Quando pensamos na Amazônia, a primeira imagem que vem à mente são as florestas densas e fechadas, mas o bioma é muito mais que isso. Além das florestas tradicionais, existem áreas de manguezais, savanas e florestas inundáveis que compõem essa diversidade. Essa riqueza ambiental é acompanhada por uma grande variedade cultural, já que a Amazônia abriga cerca de 50 milhões de pessoas, incluindo mais de 400 povos indígenas.
Essas comunidades vivem em harmonia com a natureza e são peças-chave para a preservação do bioma, pois mantêm práticas sustentáveis que protegem a floresta.
3. O maior bioma tropical do mundo
A Amazônia é repleta de superlativos: além de ser a maior floresta tropical do mundo, representa 40% de todas as florestas tropicais do planeta. Ocupa uma área de 7 milhões de quilômetros quadrados, sendo 5,5 milhões só de floresta, e sua bacia hidrográfica é a maior do mundo. Para se ter uma ideia, os rios amazônicos são responsáveis por cerca de 15% da água doce que chega aos oceanos do mundo.
Essa grandiosidade faz da Amazônia um verdadeiro patrimônio natural, essencial para o equilíbrio climático não só do Brasil, mas do planeta como um todo. No Dia da Amazônia, vale a pena refletir sobre o que podemos fazer para proteger esse bioma vital.
Leia também:
Como a sustentabilidade pode transformar sua comunidade
Como podemos nos engajar mais para levar a Amazônia para todos os cantos do Brasil?