O Copan, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade de São Paulo, foi atingido por um incêndio durante a tarde da última quinta-feira (3). O fogo começou por volta das 16h10, segundo o Corpo de Bombeiros.
Projetado por Oscar Niemeyer, o prédio em formato de curvas no centro de São Paulo abriga mais de cinco mil moradores, incluindo famosos. A seguir, confira em AnaMaria todos os detalhes sobre o ocorrido, a história do prédio e as celebridades que moram no Copan.
Incêndio no Copan: o que aconteceu?
O incêndio no Copan teve início nas juntas de dilatação entre os blocos D e E do prédio. De acordo com o síndico Affonso Celso, 83 anos, alguma reforma no prédio pode ter contribuído para o surgimento das chamas, conforme relatou ao UOL. Ainda não há conclusões oficiais sobre a causa.
Até agora, o Corpo de Bombeiros confirmou que as juntas revestidas de papelão podem ter facilitado a combustão. Assim que o fogo começou, a brigada de incêndio do Copan entrou em ação e ajudou a conter as chamas até a chegada dos bombeiros.
O edifício está regular e possui o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) dentro da validade, o que ajudou na rápida evacuação dos moradores. Giovanni Bright, mágico de 43 anos e morador do prédio, relatou que o porteiro pediu calma e orientou que todos descessem por precaução.
Moradores como Edir Sabino, fotógrafo de 68 anos, viveram momentos de pânico. Ele se lembrou de tragédias como os incêndios nos edifícios Joelma e Andraus, que marcaram a história da cidade. “O Copan faz parte da minha história. É uma angústia. É assustador”, disse Sabino, que se mudou para o edifício com a família quando ainda era criança.
História do Copan
O Copan é uma das maiores referências arquitetônicas de São Paulo. Com 115 metros de altura, o prédio de 38 andares abriga mais de 1.000 apartamentos, além de restaurantes, lojas e escritórios. Projetado por Oscar Niemeyer e Carlos Alberto Cerqueira Lemos, o edifício começou a ser construído em 1952 e, embora tenha sido habitado a partir de 1966, só foi completamente finalizado em 1972.
De 40 a 14 graus: saiba mais sobre a frente fria que vem por aí
Originalmente pensado para abrigar um hotel, o Copan teve sua proposta inicial alterada e, ao longo das décadas, enfrentou problemas de manutenção, como infiltrações e quedas de pastilhas. Nos anos 2000, o prédio passou por uma série de reformas para preservar sua fachada, e atualmente, uma tela cobre parte da construção para proteger os pedestres.
Mesmo com os desafios de manutenção, o edifício Copan é um símbolo da arquitetura modernista e da diversidade de São Paulo – não é à toa que atrai turistas e curiosos (dentro e fora da capital de SP) que desejam conhecer sua estrutura.
Quais famosos moram no Copan?
Com uma longa história, não seria surpresa dizer que o Copan se tornou o lar de diversas celebridades. Entre seus moradores estão o apresentador e humorista Paulo Vieira, a atriz e diretora de teatro Mika Lins, o apresentador Caio Braz, o estilista Walério Araújo e a diva trans Eloína dos Leopardos. A cantora e ex-BBB Manu Gavassi também já residiu no prédio.
Além de abrigar famosos, o Copan foi cenário para várias produções culturais. Rodrigo Hilbert gravou uma temporada do programa ‘Tempero de Família’ em um dos apartamentos do edifício, e Roberto Carlos realizou um show no terraço, que foi exibido no filme ‘Roberto Carlos em Ritmo de Aventura’.
Leia também:
Como ele está? Michael Schumacher é visto pela primeira vez após acidente – relembre o caso
Volta da boneca da Xuxa: relembre 5 brinquedos dos anos 90 que voltaram