Especialista em comunicação e oratória fala sobre o que torna as pessoas boas comunicadoras
Por Letterino Santoro
Comunicação é a essência do desenvolvimento humano, e todo comportamento é comunicativo. Nesse sentido, comunicação é sinônimo de vida, e a todo o momento estamos comunicando algo.
Todos comunicam algo
Se encontrássemos uma pessoa calada, tímida ao extremo, trêmula de medo e que passasse todo o tempo olhando para o chão, diríamos que ela “não se comunica”. Na verdade, está comunicando sua timidez, seus medos, algo de sua personalidade, seu estado de espírito. Portanto, todos comunicam, conscientemente ou não.
Atenção x interesse
Se pendurarmos uma melancia no pescoço, chamaremos a atenção de todos, mas não teremos o interesse de ninguém, pois pode ser uma ótima forma para chamar a atenção, mas péssimo para transformar atenção em interesse.
Comunicação completa
Quando falamos, devemos nos comunicar com os olhos, com a expressão facial, com as entonações e inflexões vocais, com as pausas significativas, que são valores na “musicalidade” vocal, e com os gestos apropriados. Até no silêncio reside a mais solene forma de comunicação.
Mensagem não receptiva
No processo da comunicação temos o emissor e o receptor. Você, diante de seu interlocutor, emite uma mensagem atuando no papel de emissor; e ele, como receptor, contudo, pode não ser receptivo, no sentido de estar aberto a você.
Quando nos comunicamos mal, os outros podem deixar de ser receptivos e até mesmo receptores. Talvez, nos olhando fixamente, mas simplesmente voltando o pensamento para outro lugar, distanciando-se psicologicamente.
Distâncias psicológicas
Diante de uma imensa plateia, posso estar distante geograficamente da última pessoa, porém, se ele estiver atenta às minhas palavras, estamos psicologicamente próximos. O inverso se dá para alguém que esteja a minha frente, se não estiver ligado a mim, temos proximidade física, contudo, longa distância psicológica. O bom comunicador é aquele que se atém em encurtar distâncias psicológicas.
Letterino Santoro
CEO do Instituto Letterino – Educação Corporativa em Comunicação – e especialista em comunicação e oratória, consultor organizacional, mentor em comunicação interpessoal e oratória, aconselhador filosófico – filosofia aplicada, facilitador sistêmico e radialista.
Estudou Filosofia e tem pós-graduação em aconselhamento filosófico. Fez especialização em comunicação, locução, assim como programação neurolinguística, ética empresarial, constelação sistêmica familiar e pensamento sistêmico organizacional.
Foi presidente da Associação Brasileira de Estudos da Comunicação, docente convidado do Projeto de Atualização Tecnológica da USP e professor de comunicação estratégica do MBA SEDA Executive Education.
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