Um dos assuntos mais comentados dos últimos dias é o show de Madonna no Brasil! A cantora norte-americana vai se apresentar neste sábado (4), na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Está é apenas a quarta passagem profissional dela por aqui. Você se lembra de todas?
A primeira vez da artista, de 65 anos, em território nacional foi em 1993. Ela apresentou a ‘The Girlie Show’, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, e no Maracanã, também no Rio. A última vez foi com os quatro shows da ‘The MDNA Tour’, em 2012. SP e RJ, foram palco outra vez, além do Rio Grande do Sul.
Muita coisa mudou muito desde a última vez de Madonna no Brasil. E não só em território tupiniquim, como também no resto do planeta – afinal, são 12 anos de hiato, né? Se você quer lembrar como era o mundo naquele período, está no lugar certo: AnaMaria te conta!
NA TELEVISÃO
Madonna desembarcou no Brasil em dezembro de 2012. Na época, a novela das nove da TV Globo era ‘Salve Jorge’, que era protagonizada por Morena (Nanda Costa) e ambientada na Turquia. Dois meses antes, ‘Avenida Brasil’ havia se despedido do horário.
Outro sucesso recém-finalizado meses antes foi ‘Cheias de Charme’, que teve seu último capítulo em setembro. A trama foi substituída por ‘Guerra dos Sexos’. A emissora carioca também exibia ‘Lado a Lado’, e a 20ª temporada de ‘Malhação’. A edição ficou conhecida por Fatinha (Juliana Paiva).
Outra trama que embalava a teledramaturgia brasileira naquela época era ‘Carossel’. A trama infantil do SBT foi responsável por lançar Larissa Manoela, Maisa e Jean Paulo Campos ao nível nacional. Nos últimos anos, o trio protagonista passou a integrar a Globo.
A Record também tinha um enredo de destaque entre a audiência: ‘Rebelde’, que foi lançada em 2011, chegou ao fim em outubro de 2012, após duas temporadas. Sophia Abrahão, Lua Blanco, Micael Borges, Arthur Aguiar, Chay Suede e Mel Fronckowiak viviam os protagonistas.
Madonna no Rio: como se proteger de roubos e furtos na multidão?
NO ESPORTE
O mundo também era bem diferente no mundo dos esportes. Neymar, por exemplo, tinha só 20 anos e ainda jogava no futebol brasileiro, no Santos. Naquela época, ele nem mesmo havia jogado uma Copa do Mundo, tendo feito sua estreia em 2014.
O campeão do Brasileirão daquele ano foi o Cruzeiro. De lá para cá, a equipe mineiro conquistou outras taças, caiu de divisão, flertou com a falência, voltou à elite e foi vendido duas vezes. Ronaldo Fenômeno, que comprou o clube em dezembro de 2021, oficializou a venda há poucos dias.
Também em 2012, foi disputada a Olimpíadas de Londres. O Brasil ficou com a medalha de prata no futebol masculino. No vôlei masculino, mais um vice. Enquanto o feminino conquistou a medalha de ouro. Desde então, Rio e Tóquio sediaram os jogos de 2016 e 2020. Neste ano, será em Paris, na França.
Ícone fashion: 6 vezes que Madonna inspirou o universo da moda
NO MUNDO DIGITAL
Bruno Mars, Madonna ou Taylor Swift? Que nada! Em 2012, o lado musical do YouTube foi dominado pelo sul-coreano Psy. Se o nome não te parece familiar, a música dele provavelmente será: ‘Gangnam Style’, um dos maiores sucesso da plataforma.
Compartilhada em julho daquele ano, o clipe se tornou fenômeno mundial e alcançou números até então inéditos. Não demorou muito para que se tornasse o vídeo mais assistido do YouTube. Atualmente, foi ultrapassado e está em 11º no ranking, com mais de 5 bilhões de views.
Por falar de redes sociais, o finado Orkut ainda resistia naquela época nem tão distante assim. E também foi em 2012 que o Facebook se consolidou entre as gigantes do mercado digital: o site alcançou 1 bilhão de usuários ativos em outubro.
Relembre 10 momentos inesquecíveis da carreira de Madonna
CURIOSIDADES
Quem ocupava o lugar mais alto na política brasileira em 2012 era Dilma Roussef, eleita dois anos antes. A petista, primeira mulher presidente do Brasil, foi reeleita para o cargo na disputa presidencial seguinte, mas sofreu impeachment em 2016.
Em 28 de dezembro de 2012, o dólar fechou o ano cotado a R$ 2,045. Atualmente, a moeda norte-americana vale R$ 5,07.
O ano também foi marcado por acontecimentos de destaque, como a morte do astronauta Neil Armstrong, que se tornou o primeiro homem a pisar na lua, em 1969, e o naufrágio do cruzeiro Costa Concordia, com 4.229 pessoas a bordo, na Itália. O acidente deixou 32 mortos.