Um novo “truque” tem chamado atenção nas redes sociais. Usuários do TikTok estão promovendo o uso do cinto de segurança nos pés durante os voos. A ideia, segundo quem defende a técnica, é garantir mais conforto durante a viagem.
No TikTok, uma usuária comemorou: “Esse truque sobre o assento do avião é a definição de virada no jogo. Me pegue sentada assim em todos os voos”. O vídeo já ultrapassou 20 mil visualizações e recebeu mais de 200 curtidas.
Apesar do argumento, especialistas alertam que o método não funciona. O cinto de segurança nos pés não protege o passageiro como deveria. Se o avião passar por uma turbulência ou uma decolagem for abortada, os passageiros po dem se deslocar e se machucar. Isso coloca a segurança de todos em risco.
Além comprometer a proteção dos passageiros, a prática ainda é proibida e pode gerar punições. Entenda a seguir com AnaMaria:
Cinto de segurança nos pés compromete a segurança
“A pessoa está solta em seu assento. Se o avião enfrentar uma turbulência ou uma decolagem abortada, ela pode se deslocar e se machucar, além de eventualmente machucar outros passageiros”, explica Clauver Castilho, secretário-geral do Sindicato Nacional dos Aeronautas e comissário de bordo há 15 anos, ao g1.
@livianunesmarques🙈♬ original sound – andreaa
A tripulação do voo orienta os passageiros sobre os protocolos de segurança no início da viagem. Todos são treinados de acordo com as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que exige o uso correto do cinto de segurança.
“O cinto fica sempre afivelado na cintura, e não nos pés, para que o corpo não fique solto”, resume Castilho.
Ao g1, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informa que qualquer forma alternativa de uso do cinto pode colocar vidas em risco: “O passageiro deve sempre prestar atenção nas instruções dos comissários de voo, que são treinados para garantir que todos os procedimentos de segurança sejam seguidos corretamente, incluindo o uso do cinto em volta da cintura de forma obrigatória”, destaca a entidade.
@charr.grwms guys its honestly a really strange position😭 #fyp #airplane #hack #seatbelt #airplanehack #foryoupage #viral #trend ♬ Please Please Please – Sabrina Carpenter
O que acontece com os passageiros?
Além dos riscos envolvidos, quem se recusa a seguir a recomendação pode até ser retirado do voo.
Caso um passageiro insista em usar o cinto de segurança nos pés, a tripulação precisa agir. O comandante do voo será informado e, se necessário, entrará em contato com as autoridades para definir o procedimento adequado.
@kiyana.ebrahimithe man next to me was so done with my antics♬ trees and flowers by strawberry switchblade – Eissej
“O princípio é a segurança a bordo de todas as pessoas. Então, um passageiro que não quiser colocar o cinto de segurança corretamente pode ser retirado”, esclarece Castilho.
Quando usar o cinto de segurança durante o voo?
Durante um voo, o cinto de segurança deve ser usado obrigatoriamente na decolagem e na aterrissagem, ou sempre que o sinal luminoso estiver aceso. Algumas companhias, porém, recomendam que ele permaneça afivelado o tempo todo.
@sheridanrossi legit the best hack if you have short legs!! #airplanehack ♬ Juno – Sabrina Carpenter
A Latam, por exemplo, alerta que essa precaução protege os passageiros em caso de turbulências inesperadas. O fenômeno pode ocorrer mesmo em céu limpo, causado por correntes térmicas.
“As aeronaves são construídas para suportar muita pressão do ar e isso não representa perigo para a aeronave. No entanto, a turbulência é uma grande preocupação de segurança. Dessa forma, o uso do cinto de segurança durante o voo é extremamente recomendado para a proteção de nossos passageiros, evitando assim quedas ou acidentes”, explica a companhia aérea.
Leia também:
Medo de avião: quando é necessário buscar ajuda?