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Início Diversos

Atendimento é fator decisivo de compra para 8 em cada 10 brasileiros

78% dos consumidores brasileiros preferem pagar mais para garantir uma boa experiência de compra

Lígia Menezes Por Lígia Menezes
30/09/2025
Em Diversos, Pesquisa
Bom atendimento é fator decisivo para a compra. Foto: FreePik

Bom atendimento é fator decisivo para a compra. Foto: FreePik

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De acordo com o relatório CX Trends 2025, realizado pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, 78% dos consumidores brasileiros preferem pagar mais para garantir uma boa experiência de compra, enquanto apenas 22% priorizam exclusivamente o preço. O levantamento, que ouviu mais de 2 mil pessoas, revela que o atendimento rápido, personalizado e eficiente é hoje um dos principais critérios de decisão online. 

A pesquisa mostra que 54% dos consumidores voltariam a comprar de uma marca pelo atendimento rápido e preciso, enquanto 41% desistiriam diante de interações ruins. Além disso, 69% esperam ser atendidos com base em seu histórico, mas apenas 13% acreditam que as marcas entregam esse nível de personalização. 

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O estudo conclui que empresas que enxergarem o atendimento como ativo estratégico, e não como custo, estarão em posição de vantagem no mercado competitivo, garantindo fidelização e diferenciação em segmentos onde preço e produto já são similares.

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Bom atendimento é fator decisivo para a compra. Foto: FreePik
Bom atendimento é fator decisivo para a compra. Foto: FreePik

O que o consumidor espera no atendimento

Os clientes valorizam respostas rápidas, sem burocracia, e querem sentir que são ouvidos de forma individual. A personalização com base no histórico de compras e a clareza na comunicação fazem diferença, assim como a capacidade de resolver problemas já no primeiro contato.

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Quando o atendimento afasta o cliente

Demoras excessivas em filas ou chats, respostas automáticas que não resolvem a questão, falta de empatia do atendente e informações desencontradas são alguns dos fatores que desestimulam a continuidade da compra. Esses erros podem comprometer a confiança e afastar o consumidor da marca.

A matéria acima foi produzida para a revista AnaMaria Digital (edição 1485, de 5 de setembro de 2025). Se interessou? Baixe agora mesmo seu exemplar da Revista AnaMaria nas bancas digitais: Bancah, Bebanca, Bookplay, Claro Banca, Clube de Revistas, GoRead, Hube, Oi Revistas, Revistarias, Ubook, UOL Leia+, além da Loja Kindle, da Amazon. Estamos também em bancas internacionais, como Magzter e PressReader.

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Tags: bom atendimentocompraexperiênciaux
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Lígia Menezes

Lígia Menezes

Lígia Menezes (@ligiagmenezes) é jornalista, pós-graduada em marketing digital e SEO, casada e mãe de um menininho de 3 anos. Autora de livros infantis, adora viajar e comer. Em AnaMaria atua como editora e gestora. Escreve sobre maternidade, família, comportamento e tudo o que for relacionado!

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