Em junho, é comemorado o mês do Orgulho e o foco vai para o dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A data é responsável por levar visibilidade a comunidade em sua luta contra a homofobia e pela reivindicação de direitos. Como forma de promover conscientização, o mesmo acontece na indústria de entretenimento, que vem investindo cada vez mais em séries e filmes LGBT.
Muitas obras valem a pena rever ou assistir pela primeira vez e, por isso, AnaMaria separa 7 filmes LGBTQIA+ para conhecer as histórias múltiplas e comoventes que focam no protagonismo dessa comunidade ainda marginalizada.
Confira 11 melhores filmes de romance de todos os tempos – e onde assistir
Vermelho, Branco e Sangue Azul (2023)
Nesta adaptação literária, Alex (Taylor Zakhar Perez), filho da presidenta dos Estados Unidos, e o príncipe britânico Henry (Nicholas Galitzine) se envolvem em uma confusão. Os dois são grandes rivais, mas precisam fingir que são amigos para evitar uma crise internacional. Acontece que a proximidade acaba os levando a um outro tipo de relação.
O filme é baseado no livro best-seller de mesmo nome, escrito por Casey McQuinston, e fez sucesso nas redes sociais, principalmente durante a pandemia. A sequência de ‘Vermelho, Branco e Sangue Azul’ foi confirmada, mas ainda não possui data de estreia.
- Disponível em: Prime Video
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
O filme brasileiro ‘Hoje Eu Quero Voltar Sozinho’ retrata a história de Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego que tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência.
Quando Gabriel chega em seu colégio, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade. Dirigido, produzido e roteirizado por Daniel Ribeiro, a obra aborda, com sutileza, a homessexualidade em uma sociedade preconceituosa.
- Disponível em: Netflix
Carol (2016)
Em Carol, Therese Belivet (Rooney Mara) é uma jovem com um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird (Cate Blanchett), uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha.
Em meio a um processo de divórcio, a mulher também não está contente com a sua vida. As duas se aproximam cada vez mais e, quando o marido a impede de passar o Natal com a filha, Carol convida Therese a fazer uma viagem pelos Estados Unidos.
- Disponível em: Prime Video, Apple TV e Google Play
Me Chame Pelo Seu Nome (2017)
‘Me Chame Pelo Seu Nome’ é baseado no livro de mesmo nome do escritor ítalo-americano-egípcio André Aciman publicado, pela primeira vez, em 2007. O romance conta a história sobre um amor de verão em uma cidadezinha do sul da Itália entre dois rapazes.
Elio (Timothée Chalamet), um rapaz de 17 anos, é o único filho da família americana com ascendência italiana e francesa Perlman. Enquanto passa por outra temporada preguiçosa na casa de veraneio dos pais, ele conhece Oliver (Armie Hammer), um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai.
- Disponível em: Prime Video, YouTube, Apple TV e Google Play
Com Amor, Simon (2018)
Simon Spier (Nick Robinson) é um jovem de 17 anos que esconde um grande segredo: nunca revelou ser gay para sua família e amigos. Tudo fica complicado quando Simon se apaixona por um dos colegas de sua escola com quem troca confidências diariamente via internet. Mas tem um problema: Simon não sabe quem ele é.
- Disponível em: Netflix, Star+ e Disney+
Você Nem Imagina (2020)
Nesta produção original da Netflix, Ellie Chu (Leah Lewis) é a típica aluna deslocada que possui o hábito de fazer a lição de casa de seus colegas. Em troca, ela ganha dinheiro para contribuir com as contas em casa.
Quando Paul (Daniel Diemer), um jogador de futebol, se aproxima de Ellie para pedir ajuda para escrever uma carta de amor para sua amada, Aster Flores (Alexxis Lemire), ela entra em conflito. O motivo? Secretamente, ela possui uma paixão pela mesma garota.
- Disponível em: Netflix
Praia do Futuro (2014)
‘Praia do Futuro’ é um filme brasileiro, dirigido por Karim Aïnouz, que se passa na praia de mesmo nome, no Ceará (CE), onde Donato (Wagner Moura) trabalha como salva-vidas. Depois de se atirar no mar para resgatar desconhecidos, seu irmão caçula, Ayrton (Jesuita Barbosa), demonstra ainda mais admiração por ele devido à sua coragem.
Um desses resgatados é Konrad (Clemens Schick), um alemão de olhos azuis que muda por completo a vida de Donato após ser salvo por ele. Os dois deixam o Brasil e, querendo reencontrar o irmão, Ayrton parte em sua busca por Berlim.
- Disponível em: Globoplay e Prime Video
Leia também:
Qual a ordem certa para ler os livros de ‘Os Bridgerton’?
Conheça 5 filmes sobre Ayrton Senna e relembre a história do ídolo nacional
Dia dos namorados: 9 séries para maratonar em casal