O “Dia Mundial da Voz”, celebrado no último domingo (16), visa conscientizar a população sobre a importância da preservação da voz e os cuidados necessários para evitar possíveis doenças. “Muitas pessoas não se dão conta de que as alterações da voz podem ser sinais de doenças, como o câncer de laringe”, alerta Dr. Bruno Borges de Carvalho Barros, médico especialista em otorrinolaringologia.
Dessa forma, é preciso estar atento aos sintomas que podem indicar que algo não está certo: “Qualquer alteração no timbre e na forma de colocar a voz, dor, tosse, pigarro ou rouquidão frequente já são sinais de que algo não está bem e é preciso investigar”, fala o especialista.
Problemas que afetam a saúde vocal
De acordo com o Dr. Bruno Borges de Carvalho Barros, existem diversas doenças que podem interferir na qualidade da voz. Na infância, as laringites são as mais comuns, causadas por vírus ou bactérias. Nódulos vocais também são frequentes em crianças devido ao uso excessivo da voz.
Ainda segundo o médico, em adultos, as causas são mais variadas e podem incluir lesões por uso inadequado ou excessivo da voz, refluxo gastroesofágico, hábitos prejudiciais como o consumo de tabaco e álcool, doenças neurológicas como o Parkinson, trauma no nervo responsável pela movimentação das pregas vocais e alterações hormonais.
É importante destacar que a rouquidão persistente por mais de duas semanas deve ser avaliada por um otorrinolaringologista para descartar a possibilidade de câncer de laringe.
Tratamentos mais indicados
Conforme explica o otorrinolaringologista, o tratamento irá depender do tipo de diagnóstico. Nos quadros infecciosos podem ser indicados antibióticos e/ou anti-inflamatórios. Em caso de uso inadequado da voz, a fonoterapia pode ajudar a melhorar e prevenir novas lesões. Tratamento cirúrgico é reservado para suspeita de câncer ou lesões sem resposta à fonoterapia.
10 cuidados que garantem a saúde da voz
A seguir, o Dr. Bruno Borges de Carvalho Barros explica como manter a saúde da voz.
1. Cuide da alimentação
Priorize uma alimentação rica em fibras e proteínas, pois alimentos que exigem mais mastigação fortalecem as cordas vocais.
2. Aumente a ingestão de água
Consuma muita água, pois a hidratação da laringe é importante para evitar lesões nas cordas vocais.
3. Não grite
Evite gritar, pois o atrito gerado pode ferir as pregas vocais.
4. Fale pausadamente
Fale pausadamente, pois a voz é produzida pelo fluxo de ar dos pulmões e ação dos músculos da laringe, e sobrecarregá-los pode exigir um esforço maior.
5. Evite bebidas gasosas
Isso porque elas podem irritar a laringe.
6. Não fume
As toxinas do cigarro podem afetar e irritar a laringe, deixando-a mais inchada e ressecada.
7. Evitar substâncias quentes
Evite o consumo recorrente de substâncias com temperatura muito elevada, como charutos e cigarros eletrônicos.
8. Cuide do ar-condicionado e das pás dos ventiladores
Mantenha o ar-condicionado e as pás dos ventiladores limpas e livres de ácaros, pois respirar um ar contaminado pode levar a uma série de doenças respiratórias.
9. Não ande descalço
Evite andar descalço, pois isso pode deixar o sistema respiratório vulnerável a vírus causadores de gripes e resfriados, que podem causar alterações vocais.
10. Cuidado com as mudanças de temperatura
Evite ficar exposto a mudanças bruscas de temperatura, como entrar e sair de ambientes climatizados ou usar roupas inadequadas, pois isso pode afetar o organismo como um todo e prejudicar a voz.
Por Mayra Barreto Cinel