quarta-feira,29 outubro , 2025
Revista Ana Maria
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
Revista Ana Maria
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Dinheiro

Um negócio quente que vai dar certo

Karina Fusco Por Karina Fusco
28/12/2015
Em Dinheiro
shutterstock

shutterstock

Share on FacebookShare on TwitterEnviarEnviar

LeiaMais

planejamento financeiro

3 vilões das finanças — e como escapar deles

28/10/2025
Cada vez a grana está mais curta. Foto: FreePik

Grana cada dia mais curta

26/10/2025

S alão de beleza é um dos estabelecimentos que mais crescem no Brasil. Segundo a Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza (Anabel), em 2005 eram 309 mil no país. Já em 2010, o número saltou para 550 mil. Outro dado que indica a possibilidade de sucesso é que temos aqui o terceiro maior mercado consumidor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e China. Só em 2014, o setor faturou R$ 101,70 bilhões, 11% a mais do que no ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Quer embarcar nessa? Saiba tornar o negócio atrativo!

Serviços para homens, mulheres e crianças
A cabeleireira Ana Carolina Vaz de Queiroz, de 39 anos, decidiu que era a hora de reunir toda a experiência que tinha no ramo e abrir o próprio salão. No ano passado, ela e o marido, Rodrigo de Souza Rozário, que também é cabeleireiro, venderam um imóvel e investiram parte do dinheiro em um lugar que fosse deles. A primeira missão foi encontrar um bom ponto comercial em uma avenida movimentada de Campinas.
O imóvel precisou de uma reforma e eles conseguiram até criar esse espaço para os clientes estacionarem em frente, essencial para facilitar o acesso. “Escolhemos uma casa com muitos cômodos, pois a ideia era atender toda a família”, conta Ana Carolina. Acompanhar as tendências é fundamental para o sucesso desse tipo de negócio. “Como a barbearia está em alta, também oferecemos esse serviço, assim como coloração masculina”, diz.
Há uma sala exclusiva para depilação, outra para os serviços de manicure e pedicure, uma para noivas e até uma mini-lanchonete foi montada nos fundos para que os clientes possam matar a fome enquanto estiverem ali. “Desde que inauguramos o Vivrá Coiffure, há um ano, o movimento cresce mês a mês.”
Mercado disputado
O Instituto DataPopular estima que os gastos dos brasileiros com cabeleireiros, manicures e esteticistas serão de R$ 59,3 bilhões este ano. E tem muita gente de olho na possibilidade de ganhar dinheiro nesse mercado. O Sebrae informa que mensalmente são abertos 7 mil novos salões de beleza no país, sendo 4 mil formais e 3 mil informais. Isso mostra que a concorrência existe e que ela precisa ser levada a sério, assim como a atualização constante em relação à modernização dos serviços, venda de produtos e a realização de promoções. Afinal, logo ali na esquina pode haver outro salão querendo pegar suas clientes.
Para ter o seu salão
Confira o que é preciso para abrir o seu negócio:
  • Visite a concorrência e observe os serviços oferecidos e os preços. ■ Defina o público-alvo do seu salão: masculino, feminino, unissex…
  • Escolha uma boa localização, com acesso fácil às pessoas.
  • Procure um espaço físico adequado, com recepção e ambiente para trabalhar com produtos com cheiro mais forte.
  • Procure um contador para providenciar a abertura da empresa. A opção de Microempreendedor Individual (MEI) é a melhor para quem está começando. 
  • Informe-se sobre as normas de vigilância sanitária e sobre a vistoria dos bombeiros.
  • Pesquise e compre todo o mobiliário, assim como os itens de trabalho.
  • Selecione funcionários.
  • Estude sobre como administrar e gerenciar as contas do salão. O programa “Sebrae Beleza” oferece treinamentos gratuitos sobre o tema. Para começar, acesse a cartilha “Comece Certo Salão de Beleza” pelo link: bit.ly/1m9xOHf
O que não pode faltar
Veja as orientações dadas pelo Sebrae para quem deseja atuar na área:
  • O ambiente precisa ser bonito, aconchegante, limpo e bem organizado. 
  • A habilidade profissional do dono é fundamental.
  • Simpatia também!
  • Inovação. O público gosta de novidade, quer saber das tendências.
  • Serviço de manicure é essencial. A maior parte das mulheres fazem as unhas toda semana e é a porta de entrada para que essas clientes experimentem outros serviços, como químicas, que são mais caras.
PROPAGANDA
PROPAGANDA
PROPAGANDA
Tags: Dinheiro
ANTERIOR

Almôndegas de legumes e soja

PRÓXIMO

A decisão de mudar de trabalho

Karina Fusco

Karina Fusco

CompartilharTweetEnviarCompartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sistema de IA que integra câmeras, radar e percepção 360° para máxima segurança. - Créditos : www.netscribes.com

Sistema da BMW com IA entende seus gestos e dirige sozinho

29/10/2025
O papel fundamental do sono na saúde da pele

Como identificar o tipo de pele de verdade e parar de errar nos produtos

29/10/2025
A Agente - Créditos: Netflix

A Agente: nova série dinamarquesa da Netflix é perfeita para quem gosta de espionagem

29/10/2025
O impacto de uma boa noite de sono na criatividade

O impacto de uma boa noite de sono na criatividade

29/10/2025
a fazenda 17

A Fazenda 17: quem está na roça da semana?

29/10/2025
A moeda de 1 real que pode valer até R$ 6.500

A moeda de 1 real que pode valer até R$ 6.500

29/10/2025

GRUPO PERFIL – Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Portugal e Índia

AnaMaria |  AnaMaria Receitas | Aventuras na História | CARAS | CineBuzz | Contigo | Máxima | Perfil Brasil | Recreio | SportBuzz | RSVP

Rede de sites parceiros:

Bons Fluidos | Holywood Forever TV  | Mais Novela | Manequim | Márcia Piovesan | Rolling Stone Brasil | Viva Saúde | FFW

PERFIL Brasil Av. Eusébio Matoso, 1.375 10º andar – CEP: 05423-905 | São Paulo, SP

Anuncie no Grupo Perfil +55 (11) 2197-2000 ou [email protected]

Clique aqui e conheça nosso Mídia Kit

Política de privacidade

Categorias

  • AnaMaria Testa
  • Astrologia
  • Atualidades
  • Beleza
  • Bem-estar e Saúde
  • Carreira
  • Casa
  • Comportamento
  • Dieta e Emagrecimento
  • Dinheiro
  • Diversos
  • DIY
  • Educação
  • Famosos
  • Maternidade
  • Moda
  • Programação da TV
  • Relacionamento
  • Tecnologia

Direitos Autorais Grupo Perfil. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas