As pequenas e médias empresas nem sempre dispõem de grandes quantias para investir em divulgação, mas, com certa dedicação e estudo, é possível alcançar boa visibilidade utilizando o marketing digital que, entre tantas ações possíveis, ajuda a divulgar o seu negócio e estabelecer relacionamentos com os clientes por meio de estratégias digitais.
“Ter uma boa estratégia de marketing digital é importante para atrair mais público, além de mostrar que você tem bons produtos e, o mais importante, gerar vendas e fidelização” explica Raquel Dalastti, head de produtos da Locaweb.
O marketing digital possibilita que o empreendedor possa medir passo a passo para chegar no seu objetivo final, definindo quem será o seu público-alvo e produto, restringir localidades e falar diretamente com a sua audiência. E as redes sociais são ótimas ferramentas para conectar o seu
empreendimento aos seus clientes.
VEJA 5 PASSOS PARA ALAVANCAR AS SUAS VENDAS
ORGANIZAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR – Escolha qual será a linha editorial dos conteúdos que a sua empresa deseja publicar no mês. Dessa forma, você terá um panorama do que será feito e o volume de trabalho aproximado. Na sequência, defina quando o conteúdo será produzido e quando será publicado. Esse calendário é importante para manter a constância nas publicações. Já com o conteúdo produzido, utilize ferramentas de agendamento das divulgações para facilitar seu dia a dia.
DEFINIÇÃO DE LINGUAGENS – Existem muitas redes sociais e cada uma tem as suas particularidades. Portanto, a forma de comunicar seu conteúdo em cada uma delas também deve ser específica. Após isso, defina uma identidade forte. Escolha a linguagem escrita, o padrão de imagens, os temas musicais para acompanhar vídeos e use-os muito!
Ter uma linguagem recorrente vai imprimir sua marca na cabeça da sua audiência. Escolha a rede social frequentada maciçamente pelo seu público-alvo e foque em fazer o melhor conteúdo nela. Se estiver com tempo, escolha a segunda melhor e repita os passos, e assim por diante. O importante é manter a frequência com bom conteúdo. Afinal, o que não é visto, não é lembrado, mas ser bem-visto é primordial.
O QUE PUBLICAR – Foque nas habilidades e nas escolhas e preferências de seu público. Atualmente,
o Instagram dá grande visibilidade para conteúdos produzidos em vídeo, mas pode ser que, por questões diversas, você não consiga fazê-los. Nesse caso, vai ser preciso optar por outro tipo de
conteúdo. Mescle postagens de venda dos produtos ou serviços com postagens engraçadas, inspiradoras e cotidianas, que remetam à sua área de atuação. Atualize-se sobre as tendências e veja se consegue reproduzir algo criativo e pontual associado à sua marca.
MOSTRE AUTORIDADE NO ASSUNTO – Responda às perguntas das pessoas, faça postagens visando transferir conhecimento de qualidade sobre o ramo de atuação e mostre como seu produto ou serviço está carregado dessa experiência.
INTERAÇÃO – Uma das características estruturais das redes sociais é a interação. Você precisará reservar um tempo para responder comentários e acessar perfis que seu público frequenta para interagir lá também. Seja original ao escrever suas respostas. Isso faz parte do fortalecimento do seu perfil, que começará a dar indicativos da sua relevância para os algoritmos.
INTERNET: UMA IMPORTANTE FERRAMENTA
No mundo, aproximadamente 2,46 bilhões de pessoas estão conectadas às redes sociais – o que mostra de maneira impactante a força dessas plataformas. Atualmente, a empresa que não tem o seu espaço nesses ambientes perde oportunidades. O posicionamento na web é uma importante ferramenta das empresas e é feito principalmente por meio das redes sociais. Essas plataformas têm suas próprias ferramentas integradas de anúncios, que permitem links impulsionados, nos quais a empresa paga para
ter um alcance potencializado.
Além disso, há diversas outras possibilidades nesse ambiente, voltadas a uma forma de atuação mais orgânica. Uma empresa pode mostrar seus valores e conceitos por meio de campanhas, realizar atendimento por chat e trabalhar em diversas outras estratégias de engajamento. Tudo isso com grande alcance e muitas possibilidades de conversão. “Há muitos clientes que obtiveram sucesso e cresceram por meio das redes sociais. Mas, vale lembrar que é preciso dedicação e constância, e isso não acontece da noite para o dia”, explica Dalastti.