A partir de agora, brasileiros que possuem dinheiro a receber do Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central, podem optar pelo resgate automático.
A novidade permite que as solicitações sejam feitas sem a necessidade de acessar o sistema manualmente para cada valor disponível. Segundo o BC, a mudança tem como objetivo “facilitar a vida do cidadão”.
Você recebeu essa mensagem do MEC no Pé-de-Meia? Saiba por quê
Como funciona a solicitação automática
O processo automático altera apenas a forma de pedir o resgate: continua sendo possível acessar o sistema manualmente, mas, quem preferir, pode autorizar que os valores sejam devolvidos de forma automática. Todas as outras funcionalidades do SVR permanecem as mesmas.
O Banco Central destaca que, com a novidade, o cidadão não precisa mais consultar o sistema com frequência nem enviar pedidos individualmente sempre que um novo valor for identificado.
Governo sobe imposto novamente; como o aumento do IOF afeta sua vida
Como ativar o serviço no gov.br
A nova função está disponível a partir desta terça-feira (27). A adesão é opcional e deve ser feita pelo site do SVR, com login por meio de uma conta gov.br com nível prata ou ouro, além da verificação em duas etapas.
O resgate automático é válido somente para pessoas físicas e exige uma chave Pix vinculada ao CPF. No entanto, nem todas as instituições aderiram ao termo de devolução via Pix – nesses casos, o procedimento continua sendo manual, inclusive para contas conjuntas.
Mudanças no Bolsa Família em 2025 trazem novas regras surpreendentes
Como consultar seu dinheiro a receber
A consulta aos valores esquecidos pode ser feita no site oficial do SVR. O sistema permite verificar recursos esquecidos por pessoas físicas e jurídicas em bancos, consórcios e outras instituições financeiras. Também é possível consultar se há valores disponíveis em nome de pessoas falecidas.
Para isso, é necessário informar CPF e data de nascimento na plataforma e clicar em “consultar”. Caso existam valores disponíveis, o próximo passo é acessar o sistema com a conta gov.br para solicitar o resgate.
Milhões ainda não resgataram
Segundo o Banco Central, cerca de R$ 6,9 bilhões ainda estão disponíveis para resgate por 42,1 milhões de CPFs. Desde o início do programa, já foram devolvidos R$ 7,4 bilhões para 27 milhões de consumidores.
Resumo: Agora é possível automatizar o resgate de valores esquecidos no Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central. A nova função permite que pessoas físicas recebam o dinheiro sem precisar fazer pedidos manuais. Para isso, é necessário ter conta gov.br e chave Pix com CPF.
Leia também:
Vai comprar um imóvel na planta? Veja dicas para não se dar mal