Receber uma encomenda em casa ou enviar algo com rapidez ficou mais fácil com os aplicativos de corrida. Mas, infelizmente, um serviço que deveria trazer praticidade está se tornando um verdadeiro pesadelo para muitas pessoas. Os relatos de golpes e furtos em aplicativos de entrega vêm aumentando, deixando os consumidores apreensivos.
Relatos de golpe em aplicativos de entrega preocupam usuários
Quem já precisou enviar um documento, presente ou até uma compra com urgência sabe como essas plataformas ajudam na rotina. No entanto, surgem cada vez mais queixas nas redes sociais sobre o novo golpe em apps de entrega, especialmente com o uso do Uber Flash e serviços similares.
No início de julho, uma usuária identificada como Kerita Lopes contou ter sido vítima de furto durante uma entrega em Brasília. Ela relatou, em publicação na plataforma X, que a motorista do aplicativo retirou o item e encerrou a corrida sem o entregar. Ao buscar suporte, foi informada de que teria que pagar uma taxa de R$ 50 para reaver o objeto.
Indignada com a resposta da empresa, Kerita afirmou que pretende acionar a Justiça e desaconselhou o uso do serviço: “Se você for roubado, a Uber não irá fazer nada”, escreveu.
Golpes por motoboys também são relatados em outras cidades
Em outro caso, Guilherme Barros, músico de Belo Horizonte, utilizou o serviço da 99 para enviar um relógio e acabou perdendo o objeto, avaliado em R$ 1.500. Com muita persistência, ele conseguiu rastrear o motoboy e recuperar o relógio por conta própria — mas não recebeu apoio da empresa.
“Se eu não tivesse compartilhado a corrida com um amigo, nem teria o nome do ladrão”, contou Guilherme, que registrou boletim de ocorrência e só obteve o item de volta após entrar em contato direto com o autor do furto.
No Rio de Janeiro, o Secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, João Pires, fez um alerta nas redes sociais: “Os entregadores somem com a sua encomenda”. O post teve milhares de visualizações e incentivou outras pessoas a contarem experiências semelhantes.
Código de Defesa do Consumidor garante proteção a quem foi lesado
É importante lembrar que, ao usar esses serviços, o consumidor está protegido pelo Código de Defesa do Consumidor. Isso significa que tanto a plataforma quanto o motorista podem ser responsabilizados por danos causados.
Por isso, se você foi vítima de um furto em aplicativo de entrega, registre um boletim de ocorrência e entre em contato com a empresa. Segundo a Uber, há uma opção de proteção adicional — paga — oferecida por uma parceira da plataforma. Contudo, a cobertura é limitada a objetos com valor de até R$ 500.
Antes de confirmar a corrida, o app exibe os termos de uso do Uber Flash. Portanto, é fundamental ler com atenção as regras e, sempre que possível, evitar enviar objetos de alto valor sem garantias extras.
Como se proteger de furto em aplicativo de entrega
Para minimizar riscos e evitar cair em golpes, siga algumas orientações:
- Prefira enviar objetos de menor valor;
- Use a opção de seguro, quando disponível;
- Compartilhe a rota com alguém de confiança;
- Guarde prints e informações da corrida;
- Evite realizar entregas em horários ou locais com pouca movimentação.
Além disso, ao perceber qualquer atitude suspeita por parte do motorista, cancele a corrida imediatamente e entre em contato com o suporte da plataforma.
Resumo: Golpes e furtos em aplicativos de entrega têm se tornado frequentes no Brasil. Apesar da praticidade, o serviço exige atenção redobrada, principalmente ao enviar objetos de valor. O consumidor tem seus direitos garantidos por lei, mas é essencial adotar medidas preventivas para evitar transtornos.
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