A influenciadora digital Maya Massafera compartilhou uma situação preocupante em seu perfil do Instagram: ela descobriu que seu nome estava no Serasa após ser vítima de uma fraude. A revelação ocorreu durante uma viagem, quando seus cartões foram bloqueados e ela precisou da ajuda de amigos para fazer suas transações financeiras. Quer evitar surpresas como essa? Veja como consultar se seu nome também está no Serasa!
O Serasa é uma empresa privada que reúne informações sobre inadimplência e oferece soluções para consumidores e empresas. O nome de uma pessoa pode ser incluído na plataforma quando ela não paga uma conta em dia, o que dificulta a aquisição de crédito.
Assim, popularizou-se dizer que a pessoa está com o “nome no Serasa” ou com o “nome sujo” quando tem uma dívida pendente e está inscrito no cadastro de inadimplentes.
O que aconteceu com Maya Massafera?
Pelo Instagram, Maya explicou que alguém havia solicitado um cartão de crédito em seu nome junto ao Banco do Brasil, sem seu conhecimento. “Eu nunca tive cartão de crédito desse banco. A pessoa fez um cartão, gastou e meu nome está no Serasa”, contou a influenciadora digital nos stories.
Ela revelou que a fraude ocorreu em 2021, com gastos que ultrapassaram R$ 9 mil. “Descobri que meu nome estava no Serasa porque, durante uma viagem, meu cartão parou de funcionar. Sorte que meus amigos me ajudaram”, compartilhou Maya.
Após entender a gravidade da situação, Maya Massafera procurou seu advogado, que a orientou a não pagar a dívida, pois isso poderia dificultar a identificação da fraude. No entanto, mesmo assim, ela decidiu quitar o valor para resolver a situação.
Como saber se seu nome está no Serasa?
Para verificar se seu nome está no Serasa, você pode consultar seu CPF pelo site ou pelo aplicativo da da instituição. Veja abaixo o passo a passo.
- No site: acesse “Consultar CPF grátis”, faça login ou crie uma conta, clique em “Meu CPF” e inicie a consulta;
- No aplicativo: faça o download gratuito na Google Play ou na App Store, entre com sua conta ou cadastre-se, acesse “Meu CPF” e deslize a tela para visualizar pendências.
Além disso, você pode verificar seu CPF em qualquer agência dos Correios. Lembre-se de que, se seu nome não estiver no Serasa, ele pode estar negativado em outras instituições de análise de crédito, como o SCPC/Boo Vista ou o SPC.
Leia também:
Cartão de loja: será que vale a pena? Conheça os benefícios e os riscos
“Revolta”: entenda como funciona golpe que Sandra Annenberg foi vítima
Vida social ativa e conta no azul: como receber os amigos em casa e economizar