Durante a pandemia da covid-19, muitas oportunidades foram geradas pensando em quem trabalha de forma on-line. Empresas adotaram o sistema de home office, escolas aplicaram aulas por videoconferência e até mesmo entrevistas de emprego passaram a ser feitas virtualmente.
Além disso, outra profissão cresceu nesse período: apresentador de live, que se tornou uma ótima saída num momento de isolamento social. O live commerce é como se fosse um comércio ao vivo para promover produtos e serviços dentro das plataformas e-commerce.
Aliás, devido ao mundo cada vez mais conectado, desde quando surgiu na China, essa tendência já reúne mais de 1.000 sites de streaming ao vivo e, a julgar pelo crescimento do comércio eletrônico no Brasil ao longo do ano da pandemia, o formato deverá ganhar cada vez mais força.
Jana Moraes, pioneira na profissão de apresentação de lives no Brasil, explica o conceito da modalidade e dá dicas para quem pretende investir nessa promissora carreira. Confira!
O QUE É
Live commerce é uma estratégia que usa da interação proporcionada pelo streaming de lives para propiciar e alavancar vendas. Por meio desse “comércio ao vivo”, o vendedor promove produtos, serviços e todo o ecossistema de comércio virtual.
MOMENTO PARA BONS RESULTADOS
Live commerce é ainda um exemplo prático de que modelos de vendas do passado podem
ser perfeitamente readaptados e gerar bons resultados hoje. Embora na China ele venha sendo explorado há alguns anos, no mundo ocidental ganhou força só em 2020, muito por conta das restrições causadas pela pandemia. Com isso, o que parecia ser apenas
uma tendência vem mostrando que há muito mais fôlego do que se pensava. O negócio moderno já é uma forte realidade.
HISTÓRIA DE SUCESSO
“Comecei com as lives de vendas e fiz uma monografia sobre o assunto em 2017, quando ninguém falava sobre isso. Certamente, esse formato é um grande diferencial de mercado. O maior desafio das empresas na pré-live é organizar o evento, mas garanto que é muito mais fácil e simples do que se pensa. E no pós-live o importante é fazer as entregas e dar suporte para o cliente. Mas acho que o mais importante nesse momento é dar o pontapé inicial”, sugere Jana.
Formada em jornalismo, ela foi apresentadora e vendedora do canal Shoptime e hoje atua como apresentadora de lives para grandes marcas, como garota-propaganda e mestre de cerimônias de eventos corporativos. A apresentadora também foi precursora de feirão on-line de imóveis e carros nas redes sociais.
“As lives de vendas e de e-commerce são formatos que vieram para ficar. A empresa que ainda não faz, vale a pena testar, para não correr o risco de ficar para trás. Lembrando que esses formatos precisam ter um diferencial, como desconto exclusivo ou brinde para dar estímulo para o cliente comprar”, relata.
Detentora do recorde de 12 horas de transmissão ao vivo pela internet, o maior tempo brasileiro, Jana explica que as transmissões ao vivo são feitas nas redes sociais de seus clientes ou em plataformas especializadas, e que vão desde apresentações de ofertas semanais a feirões de carros e imóveis. Sempre com muita energia, carisma, estratégias de vendas e bom humor.
6 DICAS PARA FAZER BOAS VENDAS ON-LINE
- Conheça seu público
Quem são essas pessoas? O que elas querem, o que gostam? Qual é a melhor forma de se comunicar com eles: mais séria, mais elegante, mais divertida?
- Conheça o produto/serviço
Nunca comercialize sem conhecer bem o que está vendendo. Pesquise detalhes, diferenciais, curiosidades.
- Olhe para a câmera como se fosse os olhos de seu cliente
Afinal, é exatamente isso! As pessoas precisam sentir que você está ali, próximo deles.
Interaja com os seus seguidores De nada adianta vender on-line se você não aproveitar
para conversar com o cliente. As pessoas querem ser ouvidas, querem ter voz. Dê voz a eles e aproveite para conhecê-los melhor.
- Seja você!
Não se preocupe com o fato de ter uma câmera e estar sendo gravado, e sim em mostrar os produtos e ser os “olhos” do cliente.
- Estude técnicas de vendas
E implemente elas no digital.