Diante da crise econômica, muita gente pode encontrar na venda porta a porta uma forma de incrementar a renda ou até mesmo assumir um novo emprego. “Qualquer um pode empreender na venda direta. Não importa o sexo, a escolaridade ou a idade”, afirma Roberta Kuruzu, diretora executiva da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas. O Brasil soma mais de 4,3
milhões de empreendedores neste mercado e se destaca não só pela confiança dos clientes no modelo de negócio, mas também pela
combinação de duas características brasileiras: facilidade de relacionamento e vontade de apostar em um negócio próprio. “A entrada de novas empresas no canal reforça a importância do setor, responsável pela renda de milhões de famílias”, diz Roberta. Entre as principais vantagens da modalidade estão a independência e a flexibilidade de horário para o trabalhador. Porém, não se iluda. Mais do que mostrar catálogos a amigos e familiares, é preciso organização, disciplina e dedicação. “Estabelecer uma rotina é importante, pois os ganhos são proporcionais ao tempo dedicado ao seu negócio por conta própria”, explica a executiva.
Você é a chefe!
Opte por produtos e serviços com os quais tenha afinidade
Natura
O que é: maior empresa de venda direta do país, oferece produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, além de maquiagem e produtos infantis.
Como começar: ser maior de 18 anos, ter telefone fixo, comprovar residência, não possuir restrições de crédito no SPC ou Serasa e ser alfabetizada. Preencher formulário on-line ou realizar inscrição por meio do Sistema Natura de Atendimento ao Consumidor.
Lucro: a partir de 30% do valor das vendas.
Contato: queroserconsultora.natura.com.br; 0800115566
Avon
O que é: companhia líder mundial em produtos de beleza e pioneira no setor de venda direta.
Como começar: ter mais de 18 anos, adquirir o kit “nova revendedora” e apresentar RG, CPF e comprovante de residência. No site, preencher cadastro no ícone “revender”.
Lucro: a partir de 30% da venda e prêmios exclusivos.
Contato: avon.com.br
Amway do Brasil
O que é: oferece produtos de nutrição, beleza e casa. Como começar: clique em “empreendedorismo” no site e cadastre-se.
Também é preciso adquirir um multivitamínico Daily Plus, que custa R$ 66.
Lucro: 43% de lucro da venda dos produtos. Caso queira treinar, formar e liderar um time de revendedoras, ainda pode faturar bônus.
Contato: amway.com.br; 0800-7226929
Tupperware
O que é: companhia especializada na fabricação de produtos para armazenamento, preparação e conservação de alimentos.
Como começar: preencher um cadastro no site para aprovação. Recomenda-se adquirir o kit inicial para demonstração por R$ 144 (pode parcelar), porém, não é obrigatório.
Lucro: pode chegar a 26,5% do preço do produto.
Contato: tupperware.com.br/querorevender
Fonzaghi
O que é: atua no segmento de lingeries, vestuário, óculos de sol, produtos sensuais e eróticos, além de joias casuais, feitas para o dia a dia.
Como começar: preencher um cadastro no campo “seja uma consultora” do site e aguardar aprovação. Parte dos produtos é
consignado e adquirir o kit de demonstração é opcional e vendido com até 50% de desconto.
Lucro: de 30% a 50%, dependendo do produto.
Contato: fonzaghi.com.br; (41) 3021-8333
DeMillus
O que é: fabricante de lingerie.
Como começar: ser maior de 18 anos, preencher cadastro no campo “quero revender DeMillus” do site e receber a visita de uma
promotora da empresa. O valor mínimo para a primeira compra é de R$ 160.
Lucro: média de 24,9% do preço do produto.
Contato: demillus.com.br
Stilla Acessórios Contemporâneos
O que é: produz semijoias finas.
Como começar: preencher cadastro no campo “como revender” no site. Valor mínimo do primeiro pedido: R$ 499 no atacado (cerca de 20 peças conforme o mix de produtos). Em seguida, a profissional recebe o Guia da Empreendedora Stilla tem acesso aos treinamentos online.
Lucro: 50% da venda.
Contato: stillaacessorios.com.br; (41) 3618-5706
10 dias pra bombar a sua venda direta
1 Monte uma carteira de clientes, além de familiares e amigos. Peça indicações e visite empresas, academias, cabeleireiros, condomínios…
2 Faça os cursos da empresa. É essencial conhecer e usar os produtos que vende.
3 Descubra as preferências dos clientes. Depois, apresente as novidades que possam interessar a cada um.
4 Tenha sempre em mãos um catálogo extra. Quem lê com calma o mostruário tem mais chances de comprar.
5 Use as redes sociais e aplicativos! Facebook, Instagram e WhatsApp facilitam a divulgação dos produtos e o relacionamento com a clientela.
6 Seja diferente. Aproveite promoções das empresas para comprar produtos mais baratos, estocá-los e, depois, vendê-los aos seus clientes por preços especiais.
7 Estude gestão de tempo e converse com colegas experientes para estabelecer rotina e metas de lucro.
8 Entregue os produtos na data combinada. Se possível, mantenha um estoque de pronta-entrega.
9 Evite dar o produto sem receber o pagamento. E parcele as compras apenas para os clientes mais antigos e fiéis.
10 Tenha bom senso. Seja persistente na venda, mas cuidado para não se tornar “a chata do catálogo”.