Com a tecnologia cada vez mais a nosso favor, a internet acabou se tornando uma verdadeira aliada dos candidatos em busca de uma oportunidade, sendo útil também para os recrutadores que estão em busca de profissionais de destaque.
Dentro deste panorama, o LinkedIn tem sido uma das principais formas de apresentação para o mercado e representa uma fonte de informações para a pré-análise de muitos processos seletivos.
Karen Lopes, analista de experiência do candidato na Revelo, explica que ter uma presença adequada nesta rede social é um fator estratégico para que um profissional avance nas etapas de uma seleção.
“O LinkedIn é importante para que o candidato possa se apresentar ao mercado. Além disso, um bom perfil nessa rede também pode ser replicado para facilitar outros perfis profissionais, com importação das informações”, avalia.
Pensando em ajudar os candidatos a construir um perfil campeão na rede social, AnaMaria Digital conversou com a especialista e reuniu algumas dicas essenciais para destacar as suas habilidades e qualificações profissionais. Confira!
1- ESCOLHA BEM A FOTO
Estatísticas do LinkedIn apontam que perfis com fotos são mais acessados. Por isso, é fundamental investir em uma boa imagem. Mas, calma, ela não precisa necessariamente ser uma foto formal. “É importante levar em conta o mercado em que o candidato está inserido. Um designer, por exemplo, não precisa e nem deve postar uma imagem séria e de terno. Além disso, a identidade da pessoa não pode ser apagada apenas pensando na contratação, é preciso que o profissional transpareça suas características e essência”, indica Karen.
2 – TENHA OBJETIVOS DEFINIDOS
Ao descrever seu perfil e atuação profissional, defina bem seus propósitos. É importante deixar claro a área em que está inserido, uma vez que isso facilitará a busca de recrutadores. E não precisa inventar termos muito inovadores. Geralmente, ao procurar por alguém, o RH buscará justamente por isso, afinando apenas a área em que essa pessoa deve atuar. Mostrar sua personalidade também é importante, não tenha medo dos adjetivos, apenas cuidado para não exagerar.
3 – CONTE DETALHES SOBRE VOCÊ
O perfil na rede social muitas vezes é um primeiro contato do recrutador com o possível candidato a ser entrevistado. Por isso, invista em um perfil completo com informações sobre cursos, formação acadêmica, experiências profissionais e aproveite, quando possível, para incluir exemplos de portfólio. Ter uma URL própria também é importante para facilitar a indicação e busca pela página. Exemplo: http://br.linkedin.com/in/nome-sobrenome
4 – CRIE CONEXÕES
Embora seja muito utilizado para a busca por oportunidades profissionais, o LinkedIn tem como característica principal ser uma rede social. Por isso, é importante construir conexões com colegas de trabalho, gestores e até mesmo com pessoas que você admira. “Criar laços no mercado corporativo é fundamental, mas é preciso usar o bom senso. Não chegue pedindo oportunidades, invista na construção de um relacionamento por meio da troca de conhecimentos e informações”, ressalta Lopes.
5 – INVISTA NA IMAGEM
Além de ter todos os seus dados na plataforma, é importante mostrar ao mercado o que você entende e como lida com os desafios da área. Produzir artigos autorais embasados em experiências, conhecimentos e boas práticas que possam ser compartilhadas como inspiração é uma ótima forma de ser reconhecido como um profissional maduro e qualificado.