O consumidor brasileiro está comprando cada vez mais à noite e se deixando influenciar por tecnologias como a Inteligência Artificial. De acordo com a pesquisa E-commerce Trends 2026, da Octadesk em parceria com o Opinion Box, 56% das compras online acontecem no período noturno ou de madrugada.
O uso da IA também cresce: 26% dos consumidores já utilizaram ferramentas como o ChatGPT para pesquisar produtos, e outros 26% afirmaram que vitrines personalizadas por IA já motivaram alguma compra.
Apesar da adesão, a confiança na tecnologia ainda é moderada, apenas 39% avaliam positivamente a experiência com IA, e 23% afirmam ter desconfiado de descrições geradas por robôs.
Quando falamos em atendimento ao consumidor, o WhatsApp já assume a liderança, sendo o principal canal utilizado, superando o chat online. Ah, o celular é o dispositivo preferido para finalizar compras (usado por 80% dos consumidores). Frete grátis, promoções e cupons continuam liderando os critérios de decisão, e os pagamentos seguem dominados pelo cartão de crédito e pelo PIX.
A matéria acima foi produzida para a revista AnaMaria Digital (edição 1483, de 22 de agosto de 2025). Se interessou? Baixe agora mesmo seu exemplar da Revista AnaMaria nas bancas digitais: Bancah, Bebanca, Bookplay, Claro Banca, Clube de Revistas, GoRead, Hube, Oi Revistas, Revistarias, Ubook, UOL Leia+, além da Loja Kindle, da Amazon. Estamos também em bancas internacionais, como Magzter e PressReader.
Leia também:
Como economizar dinheiro nas compras online