Pensando em ajudar você a economizar na hora de preparar a refeição, o Centro Europeu – escola de gastronomia de Curitiba (PR) – buscou orientações com o chef e professor de gastronomia, Vavo Krieck. Confira!
1 – FAÇA A REVISÃO DO SEU FOGÃO: não espere que o equipamento apresente defeito para chamar o técnico. O certo é fazer a manutenção preventiva todos os anos, evitando gasto desnecessário (60% do calor produzido pelo queimador é dissipado na cozinha).
2 – ESCOLHA BEM OS UTENSÍLIOS: panelas de fundo triplo ou de ferro fundido ajudam diminuem o consumo de gás, pois conseguem reter mais calor e permitem que a chama seja reduzida quando começa a ferver, sem perder a temperatura.
3 – PANELA DE PRESSÃO É SUA ALIADA: a pressão faz com que as panelas atinjam temperaturas de mais de 120ºC, cozinhando os alimentos de forma mais rápida. As outras panelas não passam dos 100ºC.
4 – ORGANIZAÇÃO: ao manter a organização na cozinha e com os ingredientes que serão usados sempre à mão, o tempo das panelas no fogo tende a reduzir.
5 – COOKTOP POR INDUÇÃO: o equipamento é mais econômico e permite controle da intensidade do calor, segurança e praticidade. Além disso, cozinha os alimentos muito mais rápido.