Embora a maioria das pessoas concorde que ter uma reserva de emergência é importante, guardar dinheiro e se organizar financeiramente pode ser um desafio. Isso porque, além das contas mensais, os gastos de última hora também podem prejudicar a economia pessoal. Por isso é tão importante saber como começar a investir e fazer o dinheiro render.
Em fevereiro, o Governo Federal começou a realizar o pagamento do PIS/Pasep de 2024, e quem recebe esse benefício tem uma excelente oportunidade para poupar e começar a investir. Este ano, as datas de recebimento de ambos os benefícios foram definidas de acordo com a data de aniversário dos beneficiários.
O Programa de Integração Social (PIS) é um dos mais importantes programas de contribuição social do Brasil. Ele é destinado aos trabalhadores vinculados ao PIS e o pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal. Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é pago para servidores públicos ou trabalhadores de empresas estatais, por meio do Banco do Brasil.
Confira a seguir o calendário de pagamento do PIS/PASEP 2024:
- Nascidos em janeiro – 15 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro – 15 de março
- Nascidos em março – 15 de abril
- Nascidos em abril – 15 de abril
- Nascidos em maio – 15 de maio
- Nascidos em junho – 15 de maio
- Nascidos em julho – 17 de junho
- Nascidos em agosto – 17 de junho
- Nascidos em setembro – 15 de julho
- Nascidos em outubro – 15 de julho
- Nascidos em novembro – 15 de agosto
- Nascidos em dezembro – 15 de agosto
Vai receber o PIS/PASEP em 2024? AnaMaria trouxe dicas de uma especialista para você saber como começar a investir seu dinheiro agora mesmo!
Thaíne Clemente, Executiva de Estratégias e Operações da Simplic, explica porque o pagamento do PIS/PASEP é uma oportunidade para poupar e começar a investir. “Uma vez que este é um dinheiro que está entrando como um extra, isso faz com que seja um bom momento para investir com segurança, mesmo com pouco”.
DEFINA UM OBJETIVO
Ter uma motivação para fazer o pé-de-meia é o primeiro passo para mudar os hábitos de consumo. A especialista destaca que definir um motivo claro facilita abrir mão de certos ‘luxos’ para guardar um dinheiro que sobra na conta no final do mês. O objetivo pode ser a médio prazo, como uma viagem, ou a longo prazo, como trocar de carro.
ANOTE OS GASTOS FIXOS
Ter consciência de quais são os gastos fixos, é indispensável. Colocando na ponta do lápis quais são as contas mensais, é possível encaixar gastos com lazer. Com planejamento, você não precisará renunciar ao delivery na sexta-feira ou ao cineminha com o crush.
“Uma vez que você tem estas anotações, é possível também analisar se consegue cortar gastos ou adiá-los, ajudando a poupar ainda mais a cada mês”, diz Thaíne.
Veja essas dicas de como melhorar sua relação com o dinheiro em 2024!
DEVAGAR E SEMPRE
Assim que tiver os gastos fixos definidos e anotados, é possível estabelecer um valor mensal ou semanal para retirar e, se possível, investir. Não importa se for R$ 50 ou mais. O importante é se educar e criar o hábito de poupar todo mês, sem abalar os gastos que já foram planejados.
COMO COMEÇAR A INVESTIR?
Agora que você já sabe a importância do planejamento, é hora de saber como começar a investir. Nada de usar a estratégia do pai de Tieta e guardar seu rico dinheirinho embaixo do colchão. A moeda física guardada em casa apenas perde seu valor. Deixar o dinheiro na poupança também não é um bom negócio. Isso porque o rendimento é muito pequeno, geralmente abaixo da própria desvalorização da moeda.
“O mais recomendado é fazer um investimento no mercado, mas, para isso, vale avaliar qual seu perfil de investidor com um profissional da área, que poderá te instruir sobre investimentos seguros e acessíveis”, orienta a profissional.
NÃO FAÇA NOVAS DÍVIDAS
Deixe o cartão de crédito em casa! Em prol de um objetivo maior, é necessário ter a consciência de que qualquer nova dívida pode colocar em risco o dinheiro que já foi poupado e investido. Incidentes acontecem e, por esse motivo, é vital ter uma reserva de emergência para gastos imprevistos.
Se enrolou com as contas? Veja dicas de como controlar os gastos mensais!