sábado,7 junho , 2025
Revista Ana Maria
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
Revista Ana Maria
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Dinheiro

5 passos para tornar a sua marca reconhecida e vender mais

Redação EdiCase Por Redação EdiCase
10/01/2023
Em Dinheiro
Shutterstock

Shutterstock

Share on FacebookShare on TwitterEnviarEnviar
 

“Como vender mais e ter uma marca mais reconhecida?”. Essa é uma das perguntas que mais ouço e um dos desafios que mais enfrento nesses anos como consultor de comunicação. Normalmente devolvo a questão, “a sua marca está forte?”. Essa resposta, ou mesmo indagação, muitas vezes não é de conhecimento do idealizador e gestores da empresa em questão. Na maioria dos casos, nem entra em pauta.

A dor normalmente apresentada é: “Preciso ter mais clientes, vender mais e ter mais seguidores e engajamento nas redes”. É uma necessidade justa e um objetivo lúcido de todo empresário e gestor. Mas atenção, esse é o momento de ter calma e respirar fundo.

PROPAGANDA

1. Faça uma análise

Pare, pense e reflita antes de criar uma estratégia e executar um plano de ação, no qual signifique dedicar recursos para mídias pagas, anúncios, produção de conteúdo e criações de promoções.

LeiaMais

IA pode ajudar com finanças pessoais. Foto: FreePik

IA pode ajudar com suas finanças pessoais

07/06/2025
Casal preocupado com a conta - Créditos: depositphotos.com / AlexShadyuk

O desconto que pode reduzir sua conta de luz em até 65% sem complicações

07/06/2025

2. Como está a minha marca?

Essa é a primeira e principal questão, afinal, a marca e o seu conceito vendem muitos mais do que o produto em si. Ela abrange alguns elementos chaves:

PROPAGANDA
  • Como foi feita a sua logomarca?
  • Houve um estudo?
  • Ela conversa com o setor de bicicletas no sentido de design, tipografia e cores?
  • Como é a aplicação dela?
  • Há um manual de identidade visual criado, o brandbook?
  • Se sim, ele é seguido e respeitado?
  • Já fez uma consulta e análise com um especialista em comunicação?
  • Tem mídias sociais básicas (Instagram, fanpage do Facebook e YouTube)?
  • Como estão as respostas das dúvidas, críticas e sugestões nesses canais e e-mails?
  • Tem site? Se sim, está atualizado, com layout e linguagem adequada? É compatível com o SEO do Google? Como é a navegabilidade e jornada até a compra ou contratação de serviços?
  • Como está o seu posicionamento e inserção nos mecanismos de buscas?

3. Reconhecimento de marca

Poderia aqui elencar toda a arquitetura da comunicação até chegarmos na criação das estratégias para a ação comercial ou publicitária, mas quero apenas dar alguns exemplos básicos. Vender mais é ser melhor percebido pelo seu público, seja como autoridade na sua área, qualidade de produtos e serviços, atendimento, compromisso e segurança na compra e pós-vendas. E isso não está ligado em gastar mais e criar uma infinidade de conteúdos e promoções diariamente, mas em comunicar-se melhor.

Homem de pé mostrando papéis para pessoas sentadas ao redor de uma mesa
Comunicar-se adequadamente com o público é importante para o desempenho da empresa (Imagem: Shutterstock)

4. Como está a minha comunicação?

  • Como a sua empresa é vista por seus clientes, fornecedores e mercado?
  • A experiência deles está sendo boa e satisfatória?
  • Como é o atendimento do seu negócio?

5. Eu não devo fazer a publicidade?

Sim, claro que deve! Mas é necessário consertar e deixar organizada a sua casa antes de enviar um convite em massa para uma visita, concorda? As chances dos “defeitos” se tornarem mais evidentes e esses visitantes em potencial deixarem de ser seus futuros clientes e nunca mais voltarem para o seu negócio são grandes.

PROPAGANDA

Falo aqui de “rebrand”, ou seja, de olhar para a sua atual marca e redesenhá-la para deixá-la de acordo com o seu setor de atuação, público-alvo e plano de negócios. A comunicação é hoje um dos principais pilares para o sucesso ou fracasso de uma empresa.

Tenha um cuidado na contratação de profissionais e equipes, tal qual você teria na escolha do seu financeiro, gerente de vendas, chefe de mecânica e engenheiro responsável pelos seus projetos. A comunicação da sua empresa é a alma de um negócio na era atual, contrate um especialista.

Texto originalmente publicado na Revista Bicicleta (Edição 130)

Por Álvaro Perazzoli

Jornalista por formação, publicitário, biker e comunicador especializado no setor de bicicletas desde 2000.

 
 
Tags: carreiraedicaseEmpreendedorismonegóciosTrabalho
ANTERIOR

Isabella Scherer fala sobre amamentação: “Era meu maior medo em ser mãe”

PRÓXIMO

Rainer Cadete se despede de filho de 15 anos e não segura a emoção: “Apertado de saudades”

Redação EdiCase

Redação EdiCase

CompartilharTweetEnviarCompartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

demissão por justa causa

Impactos de um post

07/06/2025
As melhores cidades do interior para estudar com qualidade

As melhores cidades do interior para estudar com qualidade

07/06/2025
Mossoró - Créditos: Wikimedia Commons

Cidade nordestina se destaca como destino ideal para viver e crescer

07/06/2025
IA pode ajudar com finanças pessoais. Foto: FreePik

IA pode ajudar com suas finanças pessoais

07/06/2025
suplementos da moda

Descomplicamos os suplementos da moda

07/06/2025
Viver bem é possível nessas cidades que surpreendem no IDH

Viver bem é possível nessas cidades que surpreendem no IDH

07/06/2025

GRUPO PERFIL – Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Portugal e Índia

AnaMaria |  AnaMaria Receitas | Aventuras na História | CARAS | CineBuzz | Contigo | Máxima | Perfil Brasil | Recreio | SportBuzz

Rede de sites parceiros:

Bons Fluidos | Holywood Forever TV  | Mais Novela | Manequim | Márcia Piovesan | Rolling Stone Brasil | Viva Saúde

PERFIL Brasil Av. Eusébio Matoso, 1.375 5º andar – CEP: 05423-905 | São Paulo, SP

Anuncie no Grupo Perfil +55 (11) 2197-2000 ou [email protected]

Clique aqui e conheça nosso Mídia Kit

Política de privacidade

Categorias

  • AnaMaria Testa
  • Astrologia
  • Atualidades
  • Beleza
  • Bem-estar e Saúde
  • Carreira
  • Casa
  • Comportamento
  • Dieta e Emagrecimento
  • Dinheiro
  • Diversos
  • DIY
  • Educação
  • Famosos
  • Maternidade
  • Moda
  • Programação da TV
  • Relacionamento
  • Tecnologia

Direitos Autorais Grupo Perfil. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas