1 – Avalie a real necessidade de fazer tudo com o carro. Caminhar é saudável e ainda pode gerar boa economia no nível de gasolina do tanque e também no final do mês.
2 – Evite aceleradas bruscas e desnecessárias. Elas afetam muito o consumo.
3 – Troque a marcha na hora certa e de forma lenta e suave. Um carro a 50 km/h não pode estar em 5ª marcha, por exemplo.
4 – Maneire no ar-condicionado. Dirigir com ele ligado gasta em média 20% mais.
5 – Use o transporte público no lugar do carro sempre que possível.
6 – Quanto mais pesado estiver o veículo, mais gasolina vai consumir. Então, nada de andar com o porta-malas cheio se não houver necessidade.
Veja também:
O drama do salário atrasado
As muitas faces da depressão
Que tipo de consumidora é você?
7 – Mantenha o carro sempre revisado, pois um motor mal regulado pode gastar mais combustível. Fora que também evita imprevistos que podem estourar as finanças ou te deixar na mão.
8 – Mantenha os pneus calibrados, pois se estiverem abaixo do recomendado pelo fabricante, há resistência na rolagem e o carro consome mais combustível. Isso sem contar o desgaste dos pneus, que são caros.
9- Ofereça e pegue caronas com familiares, amigos e colegas de trabalho sempre que possível. Assim, além da economia, vocês terão uma boa oportunidade para colocarem os papos em dia.
10- Sempre que puder, abasteça em postos de sua confiança. Assim você garante a qualidade da gasolina e se preserva de possíveis golpes.
Fonte: Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN)