Um mês. Esse é o tempo de que você precisa para descobrir quais alimentos não combinam com o funcionamento do seu organismo e, assim, ter consciência para revolucionar a sua dieta! Pelo menos é o que garante o Whole 30 – 30 Dias para Mudar, livro gringo que ficou nada menos do que 50 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times. O método consiste em banir, por um mês, os chamados “alimentos suspeitos”, e depois reintroduzi-los na dieta aos poucos. Na segunda fase, é possível identificar aqueles que lhe fazem bem e os que a prejudicam. “Cada um vai ter um resultado diferente, e a ideia é exatamente esta: personalizar a dieta”, analisa Vivian Talarico, nutricionista da clínica da L&L Espaço Vida ao Corpo. Saiba sobre a novidade:
Como funciona
Corte de alimentos
O método desenvolvido pela nutricionista esportiva Melissa Hartwig e pelo médico funcional Dallas Hartwig envolve cortar,
durante um mês inteiro, açúcar, leite, alguns grãos e álcool – todos os alimentos que possam fazer mal ao organismo. Depois, você reintroduz cada um dos grupos alimentares proibidos e vê como se sente ao tê-los na dieta novamente. Após os 30 dias, você terá como identificar os alimentos indispensáveis para o bom funcionamento do seu organismo e os que não caem muito bem (e podem até atrapalhar a perda de peso!). “Em um mês dá pra perder até 5 kg, já que a dieta será baseada em carne, ovos, vegetais e frutas”, diz a nutricionista.
✪ AÇÚCAR: não contém vitaminas e minerais ou nada que favoreça a saúde – é uma porção de calorias vazias! Como seu consumo promove a sensação de prazer e recompensa no cérebro, é fácil consumi-lo excessivamente sem perceber! O excesso pode levar à desregulação hormonal e metabólica, e causar inflamação intestinal.
✪ ÁLCOOL: substância neurotóxica, ele tem muitas calorias e nenhum valor nutricional. Além disso, seu consumo leva a escolhas alimentares inadequadas, como aquele petisco gorduroso no bar ou pedaços de pizza no final da noite!
✪ GRÃOS: contêm proteínas inflamatórias, como o glúten, e carboidratos fermentáveis, que podem causar desequilíbrios sérios à flora intestinal. Nesta lista entram trigo, aveia, cevada, milho, arroz…
✪ LEGUMINOSAS: também possuem carboidratos fermentáveis que podem afetar negativamente as bactérias do intestino, provocando gases, inchaço, cólicas… Estão na lista o feijão, a ervilha, o amendoim e a soja, que, pela presença de compostos que se comportam como o estrogênio (hormônio sexual feminino), pode causar desequilíbrios hormonais.
✪ LEITE E DERIVADOS: a porção de carboidratos do leite (lactose), ao lados das proteínas, produz uma resposta alta da insulina no corpo, o que pode gerar inflamações no organismo e desencadear distúrbios como obesidade e diabetes. Nada de iogurte, requeijão, queijos…
Reintrodução – o sucesso da dieta!
Passado o primeiro mês, é hora de reintroduzir os alimentos proibidos! A cada semana, volte a consumir um dos “grupos suspeitos” e perceba quais os efeitos deles no seu corpo. “Uma alimentação consciente é uma alimentação saudável, em que a comida não prejudica a saúde. Cada um deve prestar atenção no seu corpo e fazer suas escolhas”, orienta Vivian. Álcool deu enxaqueca? Leite deixou com gases? Sinal de que esses alimentos inflamam as células do seu organismo e podem estar atrasando o emagrecimento. A escolha consciente do que consumir após os 30 dias de detox mantém uma perda de peso de 2 kg ao mês. A saúde também dará sinais positivos! O livro promete que, ao eliminar ou reduzir o consumo dos itens que nos fazem mal, reduzimos compulsões alimentares e gulas relacionadas ao estresse. Além disso, a digestão melhora e o sistema imunológico se fortalece.
Cardápio
Avaliada pela nutricionista Vivian Talarico, a sugestão do Whole 30 inclui proteína, legumes e frutas!
✪ Café da manhã: ovos mexidos com tomate + meio abacate OU fritada de espinafre (receita nesta matéria)
✪ Almoço: bife acebolado com legumes OU frango grelhado com salada mista
✪ Sobremesa: melão
✪ Jantar: carne moída com molho de tomate e purê de abóbora OU ovos com bolinho de carne e batata frita caseira (receita nesta matéria)
✪ Sobremesa: 3 rodelas de abacaxi
Receitas!
Estes pratos estão liberados. Faça em casa e delicie-se!
Fritada de espinafre
Rende 2 porções
Ingredientes
6 ovos
¼ de colher (chá) de sal
¼ de colher (chá) de pimenta-do-reino
2 colheres (chá) de óleo
½ cebola picada
1 xícara (chá) de tomate cortado em cubos + cinco rodelas
250 g de espinafre picado
Suco de ¼ de limão
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 260 ºC. Numa tigela, bata os ovos com o sal e a pimenta. Aqueça uma frigideira grande que possa ir ao forno
e refogue a cebola no óleo. Ponha os cubinhos de tomate e, depois, o espinafre. Deixe-o murchar e adicione os ovos. Cozinhe sem mexer por cinco minutos, deixando os ovos assentarem no fundo e nas laterais da frigideira. Coloque as rodelas de tomate por
cima e regue com o limão. Transfira a frigideira para o forno e asse por mais cinco minutos ou até dourar.
Ovos com bolinho de carne e batata frita caseira
Rende 2 porções
Ingredientes
3 colheres (sopa) de óleo
¼ de xícara (chá) de cebola picada
250 g de carne moída
¼ de colher (chá) de sálvia
¼ de colher (chá) de sal
Uma pitada de pimenta-do-reino
¼ de colher (chá) de alho em pó
1 batata-doce sem casca em cubos grandes
½ pimentão em cubos
4 ovos
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 175 ºC e forre uma assadeira com papel-manteiga. Aqueça 1 colher (sopa) de óleo numa frigideira e refogue a cebola. Transfira-a para uma tigela e adicione a carne moída, a sálvia, o sal, a pimenta e o alho. Faça quatro bolinhos e reserve.
Aqueça 1 colher (sopa) de óleo e acrescente a batata-doce, frite por 5 minutos mexendo, para que todos os lados entrem em contato
com a frigideira. Ponha o pimentão e cozinhe por alguns minutos. Distribua a mistura na assadeira e asse por 5 minutos. Frite os
bolinhos na frigideira até que eles fiquem dourados, em seguida, coloque-os na assadeira junto com a batata-doce e o pimentão.
Leve de volta ao forno por mais 7 minutos. Frite os ovos e sirva com os bolinhos, o pimentão e a batata.
O CARDÁPIO ACIMA É APENAS UMA SUGESTÃO. O PLANO ALIMENTAR DEVE SER INDIVIDUALIZADO E É ESSENCIAL CONSULTAR UM PROFISSIONAL. VALE LEMBRAR AINDA QUE A PERDA DE PESO VARIA DE ACORDO COM O ORGANISMO DE CADA UM. ALÉM DISSO, PESSOAS COM DIABETES, PRESSÃO ALTA E PROBLEMAS NO CORAÇÃO DEVEM CONSULTAR UM MÉDICO ANTES DE COMEÇAR QUALQUER DIETA.