Os excessos de fim de ano são quase uma certeza, afinal, Natal e Ano Novo são repletos de comidas e bebidas entre família e amigos. O corpo, claro, acaba sofrendo as consequências. É o exemplo da pele, que em conjunto com o calor, acaba ficando mais oleosa, com poros obstruídose. A seguir, saiba como recuperar a pele após as festas e evitar o “efeito rebote”.
De acordo com a Mayla Carbone, médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), tudo começa com o uso prolongado de maquiagem, principalmente em climas quentes e abafados. Essas condições acabam favorecendo o acúmulo de resíduos na pele e dificulta a respiração dos poros.
“Para minimizar os danos, é necessário remover toda a maquiagem com um demaquilante adequado e seguir com a limpeza usando um sabonete específico para o tipo de pele”, explica. Produtos que ajudam a equilibrar o pH e controlam a oleosidade também são recomendados. Além disso, é fundamental evitar reaplicar maquiagem sobre resíduos de produtos anteriores.
Os excessos de fim de ano que acabam com a pele
Segundo a especialista, a alimentação típica das festas, rica em gorduras e açúcares, pode piorar quadros de oleosidade e acne. “Esses alimentos estimulam as glândulas sebáceas, o que agrava a inflamação da pele. Além disso, o excesso de carboidratos simples, ou seja, aqueles que possuem açúcar refinado, podem alterar a microbiota intestinal, impactando negativamente a saúde cutânea”, enfatiza.
Os cuidados, portanto, devem ser ainda mais intensificados para quem apresenta sinais de acne ou oleosidade excessiva. Isso porque peles oleosas tendem a sofrer ainda mais durante o período de festas, já que o calor, a maquiagem pesada e a alimentação gordurosa potencializam a produção de sebo e a obstrução dos poros.
“Recomendo apostar em produtos com ativos como ácido salicílico e niacinamida, que ajudam a controlar a inflamação e a regular a produção de sebo. Contudo, o tratamento ideal deve ser indicado por um dermatologista, considerando as necessidades específicas de cada pele”, orienta.
Para evitar complicações, a médica sugere investir em produtos leves e oil-free, que ajudem a controlar a oleosidade sem ressecar a pele.
“Máscaras de argila verde, por exemplo, podem ser uma opção para absorver o excesso de oleosidade e desintoxicar os poros, enquanto hidratantes em gel, recomendados para esse tipo de pele, garantem o equilíbrio necessário”, conclui.
Leia mais:
Pele oleosa? Veja dicas para manter a maquiagem intacta durante o dia