A romã, conhecida e consumida muitas vezes nas festas de final de ano para trazer sorte, também é uma poderosa fonte de vitaminas e nutrientes que beneficiam e fortalecem o organismo e o sistema imunológico.
De acordo com a dermatologista especialista em cosmiatria, Luciana Garbelini, seu consumo e uso tópico também são fortes aliados na melhora da saúde e aparência da pele. Vem ver de que maneira!
FONTE DE VITAMINA A
“A romã é uma fruta muito rica em vitamina A. O nutriente age a favor da renovação celular e na produção de novas fibras de colágeno da derme, atuando contra a flacidez, linhas finas de expressão e o combate ao fotoenvelhecimento causado pela exposição ao sol”, explica Garbelini.
PREVINE E TRATA A ACNE
“Quando consumida regularmente, a romã pode ajudar na correção de problemas digestivos que, muitas vezes, causam acne”, pontua a dermatologista. Além disso, a fruta é rica em ferro, que ajuda na nutrição do sangue, auxiliando a absorção do oxigênio levado para as células da pele, tornando a da derme mais suave.
RETARDA O ENVELHECIMENTO
“Quando falamos sobre retardar o envelhecimento da pele, as poderosas propriedades antioxidantes da fruta ganham destaque. Isso porque, além de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce, ela também detém a perda de elasticidade, flacidez e melhora a aparência de rugas e manchas”, observa a especialista.
ESTUDOS COMPROVAM…
Os compostos fenólicos presentes na romã estimulam a proliferação de queratinócitos, a produção de fibroblastos e a síntese do procolágeno tipo 1, resultando na regeneração da derme e da epiderme, contribuindo assim para a saúde da pele.
ATÉ PARA OS CABELOS
A fruta beneficia ainda a saúde das madeixas. Os ativos antioxidantes da romã ajudam a potencializar o brilho dos fios. O seu extrato é um bom aliado para quem tem cabelos tingidos, pois suas propriedades atuam na manutenção da cor por mais tempo.
FIQUE ATENTA!
Peles irritadas e reativas devem evitar a vitamina A, pois podem ficar avermelhadas, descamativas e sensíveis.