Mesmo que as noivas sejam sempre o centro das atenções, as madrinhas de casamento não podem brincar em serviço e também precisam causar uma boa impressão – afinal, elas devem permanecer ao lado da estrela do show.
Durante o planejamento, uma das escolhas mais importantes é a cor do vestido. O branco e tons semelhantes são, na maioria das vezes, estritamente proibidos e, por isso, é levado tão a sério. O cabelo, por outro lado, também deve ser levado em consideração para se alinhar ao próprio estilo da madrinha e não se aproximar dos penteados para noivas.
Perigo! Como prevenir a queda de cabelo e tratar esse problema?
COMO ESCOLHER O PENTEADO IDEAL?
Para isso, o maquiador e penteadista especialista em noivas, Willy Cardoso, conta que é preciso considerar dois aspectos principais na hora de escolher entre os penteados para madrinhas de casamento. Ele explica que, em primeiro lugar, é necessário saber se o vestido é aberto ou fechado para, então, decidir se o cabelo ficará preso ou solto.
“Em vestidos fechados, o ideal é sempre optar por penteados presos e altos. Já para vestidos mais abertos, seja no ombro, busto ou colo, é indicado optar por cabelo mais solto ou semi-preso que vai harmonizar melhor a composição”, ele esclarece.
O segundo ponto a ser analisado, segundo o especialista, é o local do evento. Em cerimônias ao ar livre, como celebrações na praia, o ideal é evitar franjas e pontas muito soltas por causa do vento, que pode impactar na construção do penteado. Já em ambientes fechados e controlados, as possibilidades para ousar são maiores.
Perdeu? Veja os cabelos das celebridades que mais bombaram no Met Gala 2024!
Ao contrário do modelo, a cor do vestido não gera interferência no penteado, desde que a coloração da roupa não seja próxima ao tom do cabelo, como acontece com a cor de cabelo ruivo. “Neste caso, tente manter o cabelo preso o mais alto possível para evitar a saturação da cor”, orienta Willy.
O cabelo da madrinha não precisa estar necessariamente alinhado ao da noiva, mas lembre-se de evitar aqueles que podem ser escolhidos por elas. “Os penteados para madrinhas de casamento costumam ser mais minimalistas e com menos volume para não tirar o foco da noiva, que vem com um penteado mais elaborado para trazer mais volume e texturas marcantes”, destaca o profissional.
Para não ter dúvidas, muito menos arriscar na hora da escolha, confira a abaixo a seleção que AnaMaria preparou dos penteados para madrinhas de casamento mais populares.
Penteado fácil para cabelo cacheado? Inspire-se em vários looks diferentes!
SEMI-PRESO
Muito pedido entre as madrinhas, o penteado semi-preso segue uma tendência atemporal. “Por contar com um formato simples, elegante, bem versátil e com várias aplicações, ele se torna uma opção prática”, comenta o especialista em noivas.
Ele explica também que o estilo pode estar sujeito a diversas variações: topo alto com laterais presas, laterais presas por baixo do cabelo, topo preso e muitas outras alternativas – a escolha é da cliente. Os acessórios também não ficam para trás e laços, arranjos de pedras ou florais discretos são muito bem-vindos para destacar a delicadeza do cabelo.
Como é o corte de cabelo butterfly, que virou tendência entre as famosas?
COQUE
Para as madrinhas que preferem manter o cabelo preso, o coque é a opção perfeita. Seja liso e limpo em um estilo minimalista ou despojado e desconstruído, a alternativa do dia a dia, conhecida como prática e clássica, ganha o coração das madrinhas nos casamentos.
“Incluir detalhes como tranças e torcidos a este penteado deixa o estilo mais sofisticado e com a textura ainda mais evidente. Para inserir um acessório, aposte em grampos de pérolas ou brilhos para dar destaque ao penteado”, indica o profissional.
Para diferenciar o coque estilizado do comum, normalmente feito apenas com elástico, Willy detalha que a construção do penteado inclui outras etapas além da amarração tradicional: “Construímos o volume do coque apenas com os fios para mantê-lo pequeno e discreto, ao contrário do que seria para a noiva. Fazemos ainda os acabamentos nas laterais e incluímos as pontas discretamente no coque.”
Preciso usar protetor solar para cabelo? Saiba como proteger os fios do sol!
RABO DE CAVALO
Para um cabelo sem nenhum fio fora do lugar, o rabo de cavalo é a pedida certa. “O estilo é uma tendência que não sai de moda e está entre os mais pedidos quando o assunto é praticidade e elegância”, afirma o penteadista.
As formas de aplicação, de acordo com Willy, são inúmeras: “Vão desde o tradicional rabo baixo na altura da nuca, o médio na altura das orelhas e o alto, conhecido como ponytail, que é aquele rabo no topo da cabeça com um pouco de volume para deixar uma impressão de mais cabelo.”
Para que serve a touca de cetim? Acessório é queridinho de Giovanna Pitel!
Ele ainda ressalta a importância de pentear bem e usar um pouco de óleo ou cera no processo. “Assim, o penteado ficará com um aspecto bem limpo para, depois, amarrar na altura desejada”, revela. Para finalizar, revela que os melhores acessórios são os pontos de luz e arranjos onde os fios ficam presos, sejam brilhos, pedras ou flores, mas destaca: “O ideal é que não sejam tão grandes.”
O profissional alerta também que o rabo de cavalo é um modelo que deixa o rosto bastante evidenciado. “Quando usado baixo, ele proporciona um ar de mais seriedade e sofisticação. Alto, representa mais ousadia”, conclui.
Vai casar? Saiba escolher o vestido de noiva ideal e como tomar a grande decisão!