Se você ama unhas compridas, mas não tem paciência para esperar crescer, o alongamento de unha pode ser a solução perfeita. A técnica oferece mais resistência, praticidade e beleza. E o melhor: tem uma opção para cada estilo.
Unhas quebradiças, curtas ou irregulares? Tudo isso pode mudar com o procedimento certo. Os alongamentos garantem o visual que você sempre quis. E quem explica os diferentes tipos é Karla Cavalcanti, manicure do Jacques Janine. Confira a seguir em AnaMaria as vantagens de cada tipo de alongamento de unha:
Alongamento de unha: conheça os tipos mais usados no salão
Unhas de acrílico
As unhas de acrílico são clássicas. O material é feito com uma mistura de monômero líquido e pó acrílico, o que garante mais resistência. “Elas podem ser esculpidas em qualquer formato – almond (ovais), stiletto (pontiagudas), quadradas – e são perfeitas para unhas artísticas complexas. Embora sejam fortes e duradouras, os estilos exigem preenchimentos regulares para mantê-las com aparência renovada”, explica Karla.
Esse tipo de alongamento de unha é ideal para quem tem as unhas naturais fracas. Mas exige manutenção frequente. “A unha natural vai crescendo e o acrílico acaba ficando com a raiz visível. Durante essa manutenção, o profissional pode refazer o alongamento e ajustar o acabamento”, completa.
Unhas de gel
Para quem gosta de um visual mais natural, o gel é a melhor aposta. As unhas são moldadas em camadas e curadas com luz UV ou LED, resultando em um acabamento com alto brilho. “As unhas de gel são flexíveis, o que as torna menos propensas a rachar, e são ideais para quem prefere uma estética mais sutil e refinada. Além disso, são uma ótima opção para quem está preocupada em não danificar suas unhas naturais“, comenta a manicure.
Karla também indica o uso de moldes para criar o comprimento desejado. “Após o gel endurecer, o profissional vai lixar para dar o formato desejado (quadrado, oval, stiletto, etc.). Gosto muito de finalizar a aplicação com um gel de acabamento para dar brilho extra”, diz.
Pó
As unhas em pó — também conhecidas como dip powder — são conhecidas pela durabilidade e resistência a lascas. A aplicação consiste em mergulhar as unhas em pó colorido e selar com uma cobertura especial. “Essa opção é conhecida por sua qualidade resistente a lascas, o que as torna as favoritas para quem tem um estilo de vida agitado e quer unhas que acompanhem a sua realidade”, explica Karla.
Além disso, esse tipo de unha costuma ser mais leve que o acrílico. “Pode ser mais confortável para quem não está acostumado com o peso extra das unhas alongadas ou para quem está pensando em alongar as unhas pela primeira vez”, indica.
Fibra de vidro
Se a sua intenção é cuidar das unhas naturais e, ao mesmo tempo, deixá-las protegidas, a fibra de vidro pode ser a melhor alternativa. A técnica usa camadas finas de filamentos de vidro, seladas com resina. “São uma ótima opção para quem quer deixar as unhas naturais crescerem e ao mesmo tempo mantê-las protegidas”, avalia Karla.
A especialista também destaca a durabilidade da esmaltação. “A esmaltação pode durar dias sem descascar, mas eu aconselho fazer a manutenção a cada 15 dias. As unhas de fibra de vidro têm uma ótima durabilidade, preço acessível e ainda são hipoalergênicas”, afirma.
Leia também:
O que suas unhas dizem sobre você? Conheça os sinais que elas revelam!