Uma das principais tendências que despontaram no universo de beleza e bem-estar consiste em celebrar a experiência e a saúde em todas as fases da vida de uma pessoa. O slow-aging aboliu as tentativas de simplesmente apagar os sinais do tempo, para instaurar uma nova abordagem que encara o envelhecimento como um processo natural e necessário.
Afinal, cada ruga e linha de expressão conta uma história e diz muito sobre cada pessoa – e com o aumento da expectativa de vida, a indústria da beleza está se adaptando às novas demandas, focando em produtos que cuidam da saúde e do bem-estar.
Entenda o que é o slow-aging e a sua importância
Slow-aging é uma filosofia que visa desacelerar o envelhecimento, mas não o eliminar. Em vez de correr atrás de soluções rápidas e superficiais, a ideia é adotar uma rotina de cuidados preventivos que prioriza a saúde da pele e do corpo a longo prazo.
Isso significa usar produtos com ingredientes poderosos, como antioxidantes e peptídeos, que ajudam a manter a pele radiante e cheia de vida.
Longevidade e o atual mercado de beleza
Hoje, um em cada 4 brasileiros está na faixa de 40 a 59 anos, segundo dados coletados pelo IBGE. O Instituto Locomotiva revelou que, em 2022, a população acima dos 50 anos movimentou nada menos que R$ 1,6 trilhão por ano no Brasil.
Isso demonstra a importância desse grupo para a economia e o mercado de consumo nacional. E, assim, a indústria da beleza está cada vez mais convencida de que precisa se adequar a essas novas demandas.
Mas slow-aging não é só sobre cosméticos eficazes, mas sobre experiências que promovam o autocuidado e a saúde mental. A conexão entre beleza e bem-estar nunca foi tão forte e as marcas que conseguirem fazer essa ponte irão se destacar no mercado.
Um estudo da WGSN, intitulado Inteligência de Mercado 2025, mostra que quem nasceu entre 1964 e 1983 está quebrando aqueles estereótipos antigos sobre beleza. A ideia de que só a juventude é bonita está dando lugar à aceitação do envelhecimento como parte da vida.
Ou seja, o que importa agora é parecer saudável, não apenas jovem. Essa mudança de foco despertou o interesse dos consumidores por produtos que promovam saúde e bem-estar como um todo, em vez de só esconder ou mascarar os sinais do tempo – que é um ativo tão valioso nos dias atuais.
Como incorporar o slow-aging na sua rotina de cuidados do dia a dia
Se você está pensando em adotar uma rotina de slow-aging, algumas dicas são essenciais. Primeiro, invista na hidratação, na proteção solar e em uma alimentação equilibrada – esses são os pilares fundamentais para uma boa longevidade.
Aposte em produtos que tenham ingredientes que fazem bem para sua pele, seu corpo e seu cabelo, como creme, shampoo, sérum, máscara e outros itens que tenham compostos naturais, de qualidade e que promovam o cuidado real.
Além disso, não se esqueça de movimentar o corpo. Exercícios e técnicas de relaxamento, como meditação, são ótimos aliados para manter a mente e o corpo saudáveis.
Leia também:
Como adaptar a casa para um envelhecimento seguro e confortável