Diversos alimentos prometem entregar benefícios à pele através de misturinhas caseiras. Embora eles não substituam os dermocosméticos, os ingredientes naturais costumam ser bem-vindos na rotina de cuidados. É o caso das frutas e iogurte na pele, o segredo do skincare da Xuxa. Mas será que funcionam mesmo?
Vegana, Xuxa preza por produtos naturais na dieta e também no skincare. Em 2013, no extinto programa ‘TV Xuxa’, ela comentou que usa algumas frutas e alimentos para potencializar a beleza e hidratação da pele com tratamentos naturais.
A apresentadora, no entanto, não é a única. As redes sociais estão repletas de receitas caseiras que levam frutas e iogurte na pele. Essas misturinhas podem ser usadas, mas com ressalvas.
“Alguns alimentos têm um efeito nutritivo na pele, eles têm efeito antioxidante. Mas, eles não são preparados para penetrar na pele, ao contrário dos dermocosméticos que são preparados em laboratório, feitos com nanopartículas para que consigam penetrar mais profundo na camada da pele. E os alimentos não possuem essa tecnologia”, diz a dermatologista Alessandra Craveiro à AnaMaria.
Entenda o que é o veganismo, estilo de vida de famosos como Xuxa e Tatá Werneck
Fruta e iogurte na pele: o skincare de Xuxa
Uma das frutas usadas no skincare de Xuxa é o mamão, que é espalhado uma das suas partes no rosto, promovendo uma hidratação profunda. A mãe de Sasha também passa iogurte pelo corpo, quando é queimado pelo sol, para aliviar a pele e acabar com a vermelhidão.
O skincare de Xuxa leva mamão no rosto para promover uma hidratação profunda e iogurte no corpo após a exposição ao sol para aliviar a vermelhidão da pele. Além disso, a loira também usa chá de camomila gelado para aliviar as olheiras e uma mistura de mel, açúcar cristalizado e óleo de amêndoa doce para esfoliar a pele. Mas, será que essas práticas realmente funcionam?
Segundo Alessandra, essa prática de frutas e iogurte ne pele funciona, mas com algumas limitações. “Por exemplo as frutas, nós vamos aproveitar delas os seus efeitos antioxidantes. Por exemplo, a papaína do mamão serve como um esfoliante suave e ela é uma enzima natural podendo ajudar na renovação celular. O iogurte tem o ácido lático, que deixa a pele mais hidratada justamente pelo efeito calmante que ele tem. As compressas de chá de camomila ajudam a reduzir inflamação e acalmam a pele sensível”, afirma a dermatologista.
A médica dispensa o uso do açúcar na pele porque ele é abrasivo e pode causar irritações ou até mesmo inflamações. O mel, por sua vez, é bem-vindo porque tem propriedades antibacterianas e é hidratante, sendo indicado para acalmar peles irritadas.
A grande ‘X’ da questão é que os benefícios desses alimentos à pele são superficiais, temporários e limitados, especialmente quando são comparados com produtos desenvolvidos especificamente para a cútis. Ou seja, frutas e iogurte na pele carregam a função de naturopatia.
Qual o perigo de fazer skincare caseiro?
Alessandra afirma que o perigo do skincare caseiro geralmente são os riscos de alergias. Isso porque alguns ingredientes caseiros causam irritação, vermelhidão, reações alérgicas, especialmente pra quem tem a pele muito sensível.
“Eles também podem fazer causar danos a barreira cutânea na pele. Alguns ingredientes, como o limão e o bicarbonato, têm um PH que não é compatível com a pele, e isso compromete a barreira protetora, causando mais ressecamento e mais sensibilidade”, explica.
Outro risco é o de queimaduras. O limão e a laranja, por exemplo, têm fitotoxicidade, e são sensíveis ao sol, podendo causar queimaduras e manchas.
“Nem sempre o skincare caseiro é eficaz. A maioria dos ingredientes não são formulados pra penetrar na camada da pele porque não tem um peso molecular já trabalhado, industrializado para ter uma boa penetrabilidade na pele. Às vezes isso pode até ser mais prejudicial do que de fato eficiente”, afirma a médica.
Será que toda receita caseira de skincare é ruim?
Não necessariamente. Algumas receitas, até são seguras e benéficas, desde que feitas com os ingredientes adequados e limpos. “E desde também eles sejam suaves e que respeitem o PH da pele. O problema vai surgir quando essas receitas tem substâncias que não são adequadas, substâncias abrasivas ou até mesmo irritante”, diz Alessandra.
Limão, arroz, mel, abacate: as receitas caseiras são boas para a pele?
É possível potencializar o skincare com receitas caseiras?
Sim, em alguns casos é possível. Para isso, é necessário usar o ingrediente natural de forma adequada para complementar a rotina de skincare.
“Aí sim pode ocorrer uma potencialização causando uma sinergia. Essas receitas devem ser simples, testadas na pele para evitar danos e não ter muitos ingredientes. Um exemplo disso seria é a máscara de aveia, ou de mel, porque elas podem acalmar a pele e também potencializar a hidratação, desde que usadas corretamente.
Skincare infantil: a febre das crianças e adolescentes
Existem receitas caseiras que realmente funcionam?
Sim! Algumas receitas caseiras, de fato, podem ajudar a hidratar e até mesmo acalmar a pele.
“Tem uma receitinha que eu gosto muito, que é óleo de coco com café. Você pode misturar uma colher do café que já foi coado com uma colher do óleo de coco para hidratar as áreas mais secas, como joelhos e cotovelos. Massageia por uns 5 minutinhos mais ou menos e enxágua. Ele hidrata e esfolia, usando o efeito do óleo de coco pra hidratar e do pó de café pra esfoliar”, indica Alessandra.
A médica também recomenda:
- Máscara hidratante: uma colher de sopa de mel com uma colher de sopa de iogurte natural. Mistura até formar uma pastinha homogênea. Aplica no rosto limpinho e deixa agir por 15 a 20 minutinhos e depois enxágua com água morna.
- Máscara natural: meia banana madura, uma colher de sopa de aveia e uma colher de chá de mel. Amassa banana, mistura com aveia e o mel e aplica no rosto e deixa agir por 15 minutos, depois enxágua com água morna. A banana é rica em vitaminas e antioxidantes, a aveia suaviza e esfolia levemente a pele. Então essa sinergia dos dois faz um efeito de esfoliação suave para tirar as células mortas e tem efeito de hidratação e antioxidante.
- Compressa calmante: um pepino pequeno e um sachêzinho de chá de camomila. Você prepara o chá de camomila, deixa esfriar, bate o pepino no liquidificador e mistura com esse chá. Molha pedacinho de algodão na mistura e aplica no rosto e deixa agir por 10 minutos. É calmante, refrescante e ideal para quando a pele está irritada e sensível.
Leia mais:
Conheça o ácido hipocloroso, a febre de skincare das redes sociais
Skincare noturno precisa de muitos produtos? Entenda os riscos da nova trend ‘Morning shed’
Comentários 1