Você sabia que o processo de envelhecimento do organismo também atinge o cabelo? Se engana quem pensa que o único sinal desse processo é o aparecimento de fios brancos.
A qualidade do cabelo também se altera com o passar dos anos, perdendo brilho e nutrientes importantes. Além da ação do tempo, fatores externos, como estresse e predisposição genética, podem acelerar esse processo.
“Em geral, com o avanço da idade e com a queda hormonal, os folículos começam a produzir fios com menos brilho. Com isso, o aspecto fica ressecado e opaco. Além disso, eles apresentam mais porosidade, dificuldade de absorver ativos e de manter a cor”, explica a tricologista, biomédica e terapeuta capilar, Sheila Bellotti (@clinicasheilabellotti).
ALIMENTAÇÃO
- Ingira alimentos com nutrientes que tenham ação antioxidante, pois auxiliam no crescimento saudável dos fios. Exemplos: cenoura, espinafre, manga, mamão, laranja, acerola, kiwi e goiaba, semente de girassol, avelã e castanha.
- Consuma alimentos ricos em ferro, zinco, selênio e magnésio, como semente de abóbora, feijão, lentilhas e carnes vermelhas magras, ostras, amêndoas e castanhas de caju, já que a carência desses nutrientes pode provocar a queda de cabelos.
- O cobre ajuda a prevenir a queda e pode ser encontrado nos mariscos, fígado, vegetais verdes, ovos, frango e feijões.
- A sílica auxilia a fortalecer os fios e é encontrada em alimentos marinhos, arroz e vegetais verdes.
- Evite industrializados.
LASERTERAPIA DE BAIXA FREQUÊNCIA
Se o cabelo já estiver danificado pela ação do tempo, a opção pode ser um tratamento capilar com profissionais da área da saúde e beleza, dermatologia ou tricologia. Alguns procedimentos ajudam a recuperar os fios que não foram totalmente danificados, como reconstrução capilar e hidratação com ativos regeneradores, feitas no salão (valores a partir de R$ 150,00). Existe ainda a aplicação de laser capilar com um aparelho não invasivo e de baixa tensão chamado LLLT ou laserterapia de baixa frequência, feita por dermatologistas e terapeutas capilares.
A ação do laser é direcionada para a recuperação dos folículos por meio da emissão de um feixe de luz a frio, que tem a capacidade de atingir a raiz. O tratamento também estimula o crescimento.
ESCOLHA OS COSMÉTICOS CERTOS
Na indústria cosmética há ativos e “blends” com ação anti-aging, que têm a função de combater e prevenir o envelhecimento capilar. Escolha também produtos que possuem queratina, colágeno, ceramidas e aminoácidos na composição. Esses elementos vão deixar o cabelo fortalecido e revitalizado, além de selar as cutículas.
EXERCÍCIOS FÍSICOS
Pratique atividades físicas regularmente. Os exercícios ajudam a controlar e combater o estresse, que é um dos agentes que desencadeiam problemas capilares.
CIGARRO
O tabagismo comprovadamente tem relação com a precocidade do aparecimento de fios brancos, queda dos cabelos e aceleramento da calvície, já que ele causa a diminuição da circulação sanguínea no couro cabeludo. O resultado é o comprometimento do crescimento e da vitalidade dos fios. A orientação é reduzir ou cortar o consumo de cigarros, que também causa diversos outros problemas de saúde.
CUIDADO COM O SOL
Assim como faz com a pele, a exposição demasiada ao sol também acelera o envelhecimento das madeixas. Use filtro solar capilar diariamente para criar uma camada protetora contra as radiações.
SUPLEMENTAÇÃO
Pesquisas têm demonstrado que o ômega-3 possui efeitos antioxidantes, combatendo o envelhecimento de uma forma geral. Ainda ajuda na nutrição dos folículos pilosos, tornando os fios fortalecidos e saudáveis. Mas, antes de comprar a suplementação na farmácia, consulte um dermatologista e realize exames laboratoriais. Só o especialista pode indicar as fórmulas de que você necessita.