A cantora Anitta, de 31 anos, chamou a atenção nas redes sociais na última terça-feira (10) ao aparecer com um curativo na testa, algo que deixou os fãs curiosos para saber se ela teria feito algum procedimento estético para remover sua veia da testa.
A artista confirmou, em seguida, que passou por um processo para remover a veia da testa que a incomodava. “Gente, eu sei que vocês estão tristes pela veia que se foi, mas, assim, só quem tem essa veia sabe o quanto é ruim, o quanto é uó, você olhar e estar com a veia aqui na frente”, disse ela.
Em entrevistas anteriores, Anitta já havia comentado como a veia sobre o incômodo com a veia proeminente, especialmente em momentos de emoção ou esforço físico.
Mas afinal, como funciona esse procedimento? É seguro? A seguir, AnaMaria explica os métodos, os riscos e as recomendações para quem deseja remover uma veia da testa.
É normal ter veias na testa?
Em entrevista à Quem, o médico Armando Lobato, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Nacional, disse que é comum que as veias fiquem mais visíveis em algumas pessoas, dependendo de fatores como diâmetro, espessura e tonalidade da pele.
Além disso, situações como esforço físico ou emoções intensas podem tornar essas veias mais proeminentes temporariamente. Embora seja uma característica natural, para algumas pessoas, como Anitta, pode se tornar uma questão estética significativa.
“Minha testa é muito grande, não gosto dessa veia que salta quando sorrio. Já encontrei um médico que coloca isso para fora. Meu nariz já está bom, mas quando sorrio muito salta essa veia que não gosto”, contou Anitta em uma entrevista na Colômbia.
É possível remover uma veia da testa?
Sim, é possível remover veia da testa. Segundo o especialista, isso pode ser feito por dois métodos principais: o tratamento a laser e a cirurgia.
“O tratamento a laser utiliza luz para aquecer e fechar a veia, que é reabsorvida pelo corpo, enquanto a cirurgia envolve pequenas incisões para removê-la fisicamente”, explica Lobato.
Qual? Fernanda, do BBB 24, afirma que faria apenas um procedimento estético
A escolha entre os métodos vai depender, segundo ele, das características da veia e das preferências do paciente, sempre com orientação médica. Anitta, por exemplo, preferiu o laser para remover a veia da testa. “Não é uma cirurgia, tá? É só um laser, não é cirurgia, não tem nada de corte, nada. Dura duas horinhas e tá tudo certo, não dói”, descreveu.
Porém, ambas as técnicas devem ser realizadas por profissionais qualificados, como um angiologista ou cirurgião vascular, após uma avaliação médica detalhada.
Quais os riscos do procedimento?
Como qualquer intervenção estética, a remoção de veia da testa apresenta alguns riscos, especialmente se os cuidados necessários não forem tomados. Na procedimento cirúrgico, o paciente pode apresentar hematomas e ainda corre o risco de ter alguma infecção.
“Um ambiente totalmente estéreo é importantíssimo. A pessoa pode ter uma infecção. Se isso acontecer, as marcas mínimas, podem ficar maiores e se tornarem cicatrizes no rosto”, conta o médico.
Já com o laser, o maior perigo são as queimaduras em peles negras e morenas por conta da pigmentação natural. “É importante que a pessoa escolha um lugar que tenha certificação da Vigilância Sanitária”, alerta.
Quais os cuidados após remover a veia da testa?
Embora a remoção de veia da testa seja um procedimento estético relativamente simples, ele exige alguns cuidados. Seguir as recomendações médicas rigorosamente, evitar atividades físicas intensas durante o período de recuperação e escolher locais especializados são medidas importantes para minimizar riscos e garantir bons resultados.
É importante lembrar que o procedimento é irreversível e, portanto, deve ser feito apenas após uma reflexão cuidadosa sobre as motivações pessoais e expectativas.
Leia também:
Botox preventivo: quando é o momento ideal para começar tratamento?
Micropigmentação na sobrancelha pode oferecer risco à pele e para os olhos