1 Para manter a vitalidade do pescoço…
Ingredientes
■ Óleo natural
Como fazer
Não passe perfume nem sabonete no pescoço. Como a região não tem glândulas sebáceas, esses produtos comprometem a vitalidade da pele. Acaba ressecando, manchando… O melhor é aplicar óleo natural, que ajuda a devolver a proteção (os lipídeos, película protetora que não existe no pescoço).
❱ Quando?
Pode passar todo dia!
2 Para clarear a pele…
Ingredientes
■ 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
■ 1 colher (sopa) de iogurte natural
Como fazer
Misture o açúcar mascavo com o iogurte natural. Aplique no rosto e deixe agir por 10 minutos. Enxágue.
❱ É bom para quê?
Clareia a pele
❱ Quando?
Uma vez por semana.
3 Para desintoxicar o cabelo das agressões do dia a dia…
Ingredientes
■ Babosa
■ 1 colher (sopa) de abacate
■ 1 colher (sopa) de óleo de girassol
Como fazer
1. Lave o cabelo e seque. Corte a folha de babosa e passe a polpa no couro cabeludo. Aguarde. Lave outra vez.
2. Depois, amasse uma colher (sopa) de abacate com uma colher (sopa) de óleo de girassol a frio. Tem que ser o comprado em casas de produtos naturais, não o óleo comum de supermercado. Caso não encontre, pode substituir por azeite extravirgem. Massageie essa mistura em todo o comprimento e nas pontas, cobrindo com uma toalha quente (para os ativos penetrarem no fio). Aguarde por 15 minutos e enxágue. Se quiser, use condicionador normalmente. No último enxágue, despeje também um copo de água mineral para fechar as cutículas dos fios e dar mais brilho.
❱ É bom para quê?
A babosa ajuda na regeneração celular, na desintoxicação do couro cabeludo e no equilíbrio do seu pH, que fica com uma crosta graças à química do xampu. É bom para quem tem caspa ou dermatite, pois ajuda na cicatrização e cura. O abacate, um antioxidante natural, vai ajudar na desintoxicação e a restaurar o fio, hidratando bem. Também evita a quebra e dá mais brilho.
❱ Quando?
Faça uma vez por semana.
4 Para selar as cutículas dos fios…
Ingredientes
■ Água de coco
Como fazer
Lave os fios normalmente, com xampu e condicionador. No fim da lavagem, jogue um copo de água de coco nos fios e deixe secar.
❱ É bom para quê?
Água de coco contém antioxidantes e elementos que criam uma película protetora nos cabelos. Isso pode ajudar a restaurá-los, minimizando o ressecamento dos fios.
❱ Quando?
Pode usar todos os dias ou duas vezes por semana.
5 Para a circulação facial…
Ingredientes
■ Suas mãos!
Como fazer
Dê beliscões largos nas maçãs do rosto, nas marcas de expressão e nas rugas (pescoço, ao redor dos olhos e do bigode chinês).
❱ É bom para quê?
Melhora a circulação e oxigenação interna. É como se estivesse irrigando a pele.
❱ Quando?
Todo dia!
6 Para minimizar as espinhas…
Ingredientes
Água e fubá
Como fazer
Misture uma colher (sopa) de fubá e três colheres (sopa) de água. Massageie todo o rosto com essa mistura e deixe agir como uma
máscara por 15 minutos. Enxágue. Se quiser, pode substituir a água por chá de hortelã, na mesma proporção, que tira a oleosidade.
❱ É bom para quê?
Para tirar a oleosidade da pele.
❱ Quando?
Faça a cada 15 dias. O melhor é não exagerar. O excesso de esfoliação pode deixar a pele sensível e causar irritação.
7 Para aumentar a resistência da pele
Ingredientes
■ 4 pedaços de abóbora
■ Mel
■ Água de coco
Como fazer
Ferva a abóbora. Quando amolecer, retire da água e macere com um garfo. Junte um pouco de mel e faça uma papa. Aplique no rosto. No corpo, a papa não precisa ser tão grossa. Bata no liquidificador meio copo de água de coco e duas colheres da mistura da abóbora. Aplique no corpo. Deixe por 15 minutos no chuveiro mesmo. Retire com ducha e aplique uma loção para a pele.
❱ É bom para quê?
Essa máscara ajuda a hidratar e aumentar a vitalidade, criando resistência. Ela também é uma ótima opção para quem vai com
frequência para a praia e sempre está no sol.
❱ Quando?
Uma vez a cada 15 dias.