Manter o brilho e a maciez do cabelo não é uma tarefa fácil, principalmente quando há alguma tintura ou procedimentos envolvido.
Práticas não aconselhadas por cabeleireiros podem ocasionar fios elásticos até a quebra e perda deles.
“Algumas coisas simples, como a temperatura da água ou o shampoo certo para o cabelo fazem completa diferença no resultado, por mais que você não dê a devida atenção”, explica conta Priscila Nepomuceno, cabeleireira e proprietária do Studio Dellas.
Ela ainda exemplifica: “Uma escolha errada pode arruinar todo um processo de transição entre o cabelo alisado de volta para o afro”.
Você sabe como cuidar do seu cabelo? AnaMaria Digital conversou com a especialista, que revelou algumas dicas sobre como ter o mínimo de cuidados em casa para não precisar correr até o salão.
COMO A ÁGUA DA LAVAGEM PODE INFLUENCIAR O CABELO?
Pessoas que tomam banhos muito quentes costumam ter descamação ou caspa facilmente, assim como o aumento da oleosidade. Em casos mais extremos, pode haver vermelhidão e irritação no couro cabeludo, apenas pela temperatura elevada da água.
Quando o cabelo tem tintura ou irá recebê-la, o ideal é usar água morna, pois ajuda a abrir a cutícula e é um meio-termo entre as temperaturas. A água bem gelada, conta Priscila, é a melhor opção quando se procura bastante brilho. Infelizmente, não é comum por conta do banho gelado, que pode ser desconfortável para a maioria da população.
QUAL SHAMPOO USAR?
Independente do tipo de cabelo, o principal é usar uma linha sem sal. Se você alisa o cabelo, por exemplo, ou faz outros procedimentos de cuidado no salão, ao chegar em casa e usar um produto que carrega sal, provavelmente irá estragar todo o trabalho feito.
O sal na composição do shampoo é feito apenas para fazer espuma e dar a impressão de que estamos ficando mais limpos. Ao usar um sem sal, é possível perceber que ele não fará tanta espuma assim, mas o benefício para os fios é bem maior. É possível verificar a existência do componente no próprio rótulo na hora da compra, a maioria das linhas populares são carregadas desse mineral. O resultado é a falta de brilho, perda da maciez e ressecamento.
Essa dica, além de fazer com que o cabelo fique mais bonito, ainda pode fazer com que tinturas e progressivas durem muito mais tempo.
QUAIS CUIDADOS SÃO NECESSÁRIOS COM OS PRODUTOS QUE TEMOS EM CASA?
Cremes específicos, como máscaras de hidratação, têm químicas que influenciam o cabelo e nos fazem ter o resultado que desejamos, mas é preciso se atentar ao manuseá-los.
Quando você abre a embalagem, não deve colocar a mão dentro, ou seja, sua pele não deve entrar em contato direto com o produto que está dentro do pote. Para pegar, é aconselhável usar uma colher de plástico ou luvas.
Ao colocar sua pele em contato com o creme, irá perder a maior parte do valor que ele tem, o que diminui seus resultados. O ideal é pegar sem contaminar, e então já passar rapidamente nos cabelos, podendo utilizar as mãos.
Por isso é comum que linhas especiais para salão venham com válvulas pump, assim você nunca toca no produto que ficou ali dentro, apenas no que irá usar.
QUANDO CORTAR O CABELO?
O ideal é cortar de três em três meses. Quando é feito regularmente, o profissional pode tirar apenas meio dedo, sem comprometer o comprimento desejado, mantendo a saúde do fio e, em alguns meses, o resultado será um cabelo uniforme, apesar das camadas.
VEMOS MUITAS PROPAGANDAS DE PRODUTOS QUE PROMETEM SER ‘SEM AMÔNIA’, MAS O QUE A AMÔNIA REALMENTE CAUSA NO CABELO PARA SER EVITADA?
Focado em quem tem descoloração no cabelo, seja para um tom colorido, loiro ou ruivo, a amônia pode comprometer a cor, pois tira o fundo que já existe no cabelo. Quando produtos com amônia são usados, é possível notar partes do cabelo com reflexos vermelhos ou castanhos mais claros, é um sinal de que a amônia teve sua parte em mudar a cor.
CHAPINHA E BABYLISS, COMO FAZER EM CASA?
“Não faça”, afirma Priscila. Os aparelhos foram criados para serem manuseados no salão. A maioria das pessoas não sabe exatamente quais fatores podem influenciar o uso, como a umidade ou o momento certo de usar ou não, quando é preciso tratar primeiro.
É comum vermos vídeos onde alguém tenta usar e acaba cortando uma parte dos fios fora, provavelmente por estar molhado e acabar “fritando” o cabelo, o que ocasiona a quebra. Deixe esse trabalho para o cabeleireiro.
“50% do cuidado é feito pelo profissional, os outros 50% é o cuidado da pessoa para manter. Isso irá decidir se os tratamentos duram ou não”, constata a especialista.
Muitas vezes, detalhes simples podem fazer grande diferença no cabelo e na vida de quem busca fios saudáveis.