Só quem já se assustou com a quantidade de fios soltos depois de lavar o cabelo é que sabe o quanto a queda pode ser preocupante. Mas, apesar do incômodo, nem sempre representa um problema.
“No outono e no inverno é comum que os fios caiam mais”, explica Jamar Tejada, farmacêutico homeopata. Além disso, químicas alisadoras ou o uso em excesso de secador e chapinha podem piorar a queda – que, no entanto, não deve ser intensa durante muito tempo.
“O normal é perder até 100 fios por dia, graças ao crescimento natural. Passar disso indica que toda a estrutura capilar está frágil e precisa de cuidados”, alerta.
CAUSAS DA QUEDA
Segundo Tejada, a queda pode ser causada por situações pontuais, como recuperação pós-cirúrgica, gravidez, alterações hormonais ou ausência de vitaminas no corpo. Por isso, vale falar sobre o sintoma com seu médico.
Traumas emocionais, além de alguns hábitos equivocados no dia a dia, também podem estar por trás dos fios pela casa: estresse e ansiedade implicam na perda de minerais que afetam a saúde do cabelo.
DETOX CAPILAR
O farmacêutico ensina uma receita caseira (confira ao lado) para desintoxicar o couro cabeludo. Com ingredientes naturais, a técnica limpa profundamente os fios e ajuda a aliviar a queda.
Faça com o cabelo úmido, deixe agir por 10 minutos somente na raiz e depois lave normalmente. “Ela pode ser feita até duas vezes por semana”, diz Tejada.
INGREDIENTES
- 3 colheres (sopa) de flores de camomila
- 1 colher (sopa) de alecrim
- 2 colheres (sopa) de folhas de hortelã
- 2 colheres (sopa) de flores ou folhas de sálvia
- 5 gotas de óleo de copaíba
- 5 gotas de óleo de alecrim
Em um recipiente, macere todas as plantas com um pouco de água morna. Somente no final acrescente as gotas dos óleos essenciais.
CARTILHA PARA EVITAR A QUEDA
- Para higienizar e tratar, use produtos antiqueda e fortalecedores.
- Notou que está sujo? Não espere até o dia seguinte para lavar. “Quanto mais tempo sujo, mais facilmente os fios se desprendem”, explica.
- Abandone os hábitos prejudiciais. Ingerir bebidas alcoólicas
- frequentemente ou fumar são costumes que pioram a queda.
- Não abuse do secador e da chapinha. “Esses recursos tornam os fios mais quebradiços e enfraquecidos”, aponta o farmacêutico homeopata.
- A caspa te pegou? Não descuide! Use produtos recomendados
- por um dermatologista.
- Não prenda os fios quando estiverem molhados: o hábito favorece o aparecimento da caspa, uma vez que facilita a proliferação
- de fungos e bactérias no couro cabeludo, enfraquecendo a raiz.
- Fuja da água fervendo! “Quanto maior a temperatura da água, mais
- ela favorece o ressecamento do couro e, consequentemente, a queda”, finaliza Jamar Tejada.