Em cada nécessaire existe um produto ‘queridinho’, seja uma sombra, um pó, um blush ou um batom. É muito provável que você já tenha visto esse item cair no chão e quebrar. A solução? Procurar algum tutorial nas redes sociais para tentar reverter e continuar usando. Mas, será que a prática é ideal? Pode consertar maquiagens?
Como utilizar blush pêssego na maquiagem? Veja inspirações da tendência
Apesar de tentador, ‘salvar’ cosméticos não é aconselhado por especialistas. De acordo com Camila Mendonça, especialista em cosmetologia, o uso de álcool, soro fisiológico ou outros produtos para consertar maquiagem pode acabar impactando a fórmula e, consequentemente, propiciar reações na pele.
“Cada ingrediente possui uma função, compatibilidade e concentração segura de uso. A adição de álcool ou soro fisiológico vai impactar nessas características, desestabilizando a fórmula, prejudicando a eficácia e consequentemente afetando a segurança do produto. Vale ressaltar que produtos anidros, ou seja, sem água na sua composição possuem maior resistência a contaminação microbiológica. Mas se tivermos uma molécula de água presente no meio, essa condição muda”, diz à AnaMaria.
Chris Buarque, cosmetóloga e especialista em epidermiologia, afirma que na fabricação de cosméticos são feitos diversos testes antes que o produto final chegue ao consumidor. “Dentre eles, os testes dermatológicos, oftalmológicos, microbiológicos, de sensibilidade e de estabilidade. Tudo isso tem cálculo para uso percentual de cada ingrediente, bem como é observada a compatibilidade entre os mesmos. Hoje temos no mercado maquiagens boas a preços mais acessíveis. Não compensa usar desses recursos”, afirma.
DERRETER BATOM? NEM PENSAR!
Um dos tutoriais sobre consertar maquiagem que viralizou nas redes é o do batom derretido. Consiste em derretê-lo e depois levá-lo à geladeira para que ele endureça novamente. Pode até parecer lógico que isso não cause nenhum problema, afinal, nenhuma substância foi acrescentada.
No entanto, também não é recomendado. Isso porque a temperatura pode alterar a fórmula. Com isso, o produto perderá suas características originais.
Dicas para o batom não sair da boca de jeito nenhum
“Durante a produção, o batom é aquecido e vertido dentro do molde e posteriormente resfriado para extração. Ambas as temperaturas são específicas e controladas no processo, considerando suas características físico-químicas, definidas durante o desenvolvimento. Variações na temperatura, seja para mais ou para menos, podem ocasionar em alteração de cor e odor, fragilidade da bala e até mesmo alterações químicas no produto, levando inclusive a perda da eficiência do sistema conservante”, explica Camila.
Ou seja, nada de deixar os batons expostos em lugares com alta variação de temperatura, como o carro. É importante armazená-los em lugares frescos.
O RÍMEL RESSECOU: POSSO DAR UM JEITINHO?
E aquele rímel esquecido que acabou ressecando? Não faltam vídeos na internet ensinando a colocar diluidor ou água para conseguir reaproveitá-lo. Mas, assim como os produtos citados anteriormente, a orientação é não usá-lo mais.
A máscara de cílios tem menor prazo de validade quando comparada com outros produtos de maquiagem. Em geral, ela dura seis meses após aberta e depois começa a ressecar. A partir daí já não tem mais jeito. “A regra é clara, o recomendável é o descarte”, afirma Camila.
Usar diluidor ou água para reaproveitar o rímel vai alterar sua fórmula. “Também vai aumentar o risco de crescimento microbiológico, assim como causar reações adversas, por exemplo ardência ou irritação. Todo cuidado é pouco quando se trata de uma região tão delicada como a área dos olhos”, destaca a especialista.
Chris, por sua vez, indica: “Ao usar rímel, não fique socando a escova para dentro da embalagem em movimento “entra e sai”. Ao fazê-lo, você injeta ar para dentro do produto, facilitando o ressecamento do mesmo. Resista a tentação de comprar vários rímeis. O segredo do rímel é a escova mais adequada aos seus pelos. Ressecou, descarte o produto.”
Saiba como usar rímel colorido para apostar em uma maquiagem divertida
NÃO PODE CONSERTAR MAQUIAGEM!
Ou seja, esqueça todos os tutoriais, afinal, não pode consertar maquiagem. Ao alterar a fórmula, a data de validade dos produtos deixam de valer automaticamente. “Isso porque todos os testes de estabilidade foram realizados considerando o produto original”, explica a cosmetóloga.
COMO HIGIENIZAR E GUARDAR MAQUIAGENS?
Já que não pode consertar maquiagens, o ideal é aprender a maneira certa de higienizá-las e armazená-las. O primeiro passo é sempre ler as embalagens para saber a orientação do fabricante.
“Na rotulagem está contida as condições ideais de uso e armazenamento específicos para aquele produto, como manter em local arejado, longe da luz e calor excessivo. Em alguns são especificados até a posição e temperatura correta de armazenamento”, diz a especialista.
A boa higienização vale também para pincéis e esponjas, sobretudo após o uso, quando o acúmulo de resíduos pode propiciar uma contaminação por fungos e bactérias, causando uma irritação ou reação alérgica na pele.
Dermatologista alerta para os cuidados importantes com pincéis de maquiagem
“Utilize sabonete ou shampoo neutro para a higienização, basta passar com leveza as cerdas do pincel no produto e enxaguar com água morna. Em seguida, deixe secar por cima de um papel toalha”, orienta Camila.
LEIA MAIS:
Pode usar maquiagem vencida? Especialista explica os riscos
Aprenda como preservar a maquiagem em dias de calor