Fase 1
A COR
O moreno iluminado é um processo pouco agressivo, porque os fios são descoloridos em menor proporção. O ideal é que as mechas fiquem de dois a três tons mais claros que a raiz natural. “A raiz da atriz é o castanho-claro e suas mechas, cappuccino amendoado”, diz o hairstylist Thiago Santos.
COMO A COLORAÇÃO É FEITA?
O profissional deve descolorir alguns fios, inclusive aqueles que fazem o contorno do rosto. Após deixá-los mais claros, é preciso aplicar a cor eleita para tonalizar e iluminar. Para não errar na escolha da tonalidade, o ideal é prestar atenção à cor da base natural dos fios.
MANUTENÇÃO
O que determina a manutenção dos fios é a técnica utilizada na raiz. Ou seja, quanto mais longe as mechas estiverem, maior será o tempo de retoque.
TODAS AS MULHERES PODEM FAZER?
Essa técnica é uma das favoritas das mulheres morenas que querem fazer uma transformação, mas sem alterar muito a cor natural dos fios.
COR SEMPRE PODEROSA
Para manter tudo nos trinques, hidrate o cabelo pelo menos uma vez na semana para devolver a maciez dos fios. Se preferir, faça nutrição semanalmente. O procedimento devolve o balanço do cabelo e diminui o frizz.
O CORTE
“A base é levemente arredondada e nas laterais há um degradê para dar movimento ao corte. A franja está um pouco abaixo do queixo. Para o resultado ficar igual ao da atriz, finalize com babyliss. Tem cabelo cacheado? Coloque ativador de cachos”, aconselha Henrique Reis, hairstylist do Espaço Le Cinq (SP).
Fase 2
A COR
Chamada de loiro baunilha, a coloração da atriz é a nova versão do cabelo platinado. “Mas diferentemente do platinado, aquele loiro frio e acinzentado, o baunilha é neutro. Não é nem tão quente nem tão frio e tem, ainda, um toque de dourado”, diz a colorista Ellen Olives.
COMO É FEITA A COLORAÇÃO?
“Para adotar essa cor, o profissional deve fazer uma descoloração ombré. Ou seja, desfia o cabelo, distanciando um pouco da raiz, passa o descolorante e dá um efeito de sombra para não marcar a raiz. O cabeleireiro também posiciona algumas mechas estratégicas na parte frontal para iluminar o rosto”, explica.
MANUTENÇÃO
“Como a raiz deve ser mais escura que o restante do cabelo, o retoque das mechas pode ser feito a cada quatro meses. Para evitar que os fios fiquem opacos e sem vida, faça no salão uma técnica chamada glossing a cada 30 dias. Ou, se preferir, use um finalizador gloss em spray”, recomenda o hairstylist Eduardo Levi.
TODAS PODEM FAZER?
“Quando o cabelo está muito frágil, antes de tingir, é interessante investir em reconstruções capilares profissionais. Além disso, é importante usar xampu especializado em reconstrução e de preferência sem parabeno, condicionador de alto poder nutritivo e finalizador hidratante. A coloração só pode ocorrer depois de o cabelo estar 100% recuperado e, claro, após o profissional fazer o teste das mechas”, diz Ellen.
COR SEMPRE PODEROSA
“Fazer uma hidratação por semana é uma boa saída para evitar que os fios fiquem porosos e quebradiços. Dê preferência para xampu e condicionador próprios para cabelos quimicamente tratados, pois eles possuem ativos para restabelecer os nutrientes perdidos durante o tratamento e também são responsáveis por balancear o pH necessário do cabelo. Além disso, tenha sempre na bolsa um finalizador para diminuir o frizz e devolver o brilho e a maciez dos fios”, diz o hairstylist Marcelo Carrato.
O CORTE
O corte da atriz é o blunt cut, perfeito para quem quer estilo e praticidade. “A base é reta e sem assimetria entre as mechas e pontas. Pode ter ou não uma franja e combina nas lisas e cacheadas”, afirma Santos.