quinta-feira,22 maio , 2025
Revista Ana Maria
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
Revista Ana Maria
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Dicas de Beleza

O que o mercado de beleza brasileiro precisa para ser valorizado como as marcas gringas?

Ana Mota Por Ana Mota
22/03/2024
Em Dicas de Beleza
Unsplash

Unsplash

Share on FacebookShare on TwitterEnviarEnviar

Você já deve ter reparado que o mercado de beleza brasileiro tem crescido a cada ano, seja nos segmentos de pele, maquiagem, cabelo, unhas e perfumes. Tanto que, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão, de acordo com o Euromonitor Internacional.

Com isso, o mercado de beleza brasileiro tem expandido algumas marcas tradicionais e vem ganhando marcas jovens e digitais, que têm feito sucesso nas redes sociais e conquistado as prateleiras dos lojistas.

PROPAGANDA

Conheça a escova secadora e alisadora que tem dado o que falar nas redes sociais

LeiaMais

Estrias vermelhas e brancas como tratar e prevenir

Estrias vermelhas e brancas como tratar e prevenir

22/05/2025
claudia raia

Claudia Raia: fios de colágeno para rejuvenescer funcionam?

21/05/2025

No entanto, apesar do mercado de beleza brasileiro ser considerado o quarto maior do mundo, existe a crença de que marcas gringas ainda são muito superiores às marcas brasileiras.

PROPAGANDA

Recentemente, no X (antigo Twitter), uma internauta fez a seguinte crítica: “Maquiagem nacional é ruim demais, gente. Essas influencers ganham dinheiro pra falar bem de Ruby Rose, Melu, Vizzela, Bruna Tavares, Mari Maria? Acho tudo tão ruim”, escreveu.

Maquiagem vencida: pode usar? 

PROPAGANDA

A publicação atingiu quase dois milhões de internautas e gerou um debate nas redes, com direito a pronunciamentos das influenciadoras digitais e empresárias do ramo, Bruna Tavares e Bianca Andrade – as duas têm suas próprias linhas de maquiagem.

Bruna afirmou que sua marca faz estudos globais e usa matérias-primas mundiais. “O que fazemos é customizar para o gosto e pro bolso brasileiro, que é o mais difícil”, explicou.

NO CAMINHO CERTO

À AnaMaria durante o evento de lançamento de haircare da Creamy, nesta semana, Joyce Kitamura, influenciadora e especialista em skincare, citou que o Brasil usa matérias-primas de diversos lugares do mundo e, por isso, não deixa a desejar quando comparado com os produtos gringos.

“A principal coisa que a gente tem que saber é que o Brasil produz pouca matéria-prima quando se trata de cosméticos e medicamentos no geral. Quase tudo vem de fora. É um preconceito e uma falta de informação do público, que sempre fala: ‘ah isso aqui é internacional, é muito melhor’. São de vários laboratórios, de vários fabricantes do mundo inteiro. Tem coisa que é da Suíça, da Inglaterra, da Itália, países que realmente são fortes na produção de matéria-prima cosmética e medicamentosa”, afirmou.

Para ela, o Brasil apenas deixa a desejar em um quesito: a tecnologia. “Várias marcas nacionais começaram a se empenhar mais. Era o mesmo shampoo, o mesmo condicionador, a mesma máscara, o mesmo hidratante de ácido hialurônico, a mesma vitamina C. Só mudava a embalagem. Vejam hoje, várias grandes marcas lançando ácidos, esfoliantes, coisa que nunca faziam. Acho que estamos no caminho certo, melhorando cada vez mais. Inclusive, estamos até inspirando algumas marcas de fora. Existe muito investimento em formulação, coisa que não faziam”, avaliou.

Aprenda a ler os rótulos dos seus produtos 

Para a influenciadora e especialista em beleza Karen Bachini, o mercado de beleza brasileiro está avançando quando comparado com o mercado gringo, uma vez que produz para um público miscigenado.

“As marcas brasileiras estão cada vez mais dando um passo à frente nas marcas gringas. Aqui no Brasil, a gente tem uma miscigenação enorme. Temos a japonesa, a chinesa, a indígena, todo mundo. As marcas no Brasil precisam chegar a uma tecnologia que se adapte a todos os tipos de fios, a todos os tipos de pele”, disse também à AnaMaria.

Ela, inclusive, destacou que sempre indica produtos nacionais para seus seguidores, uma vez que acredita serem pensados para o público ter a melhor experiência no Brasil. “Por exemplo, se você compra uma base gringa, ela não vai durar no calor do Brasil. É a mesma coisa com cabelo e outros segmentos. É isso que a gente quer, produtos que funcionem para o máximo de pessoas possíveis”, explicou.

Tamanha miscigenação do povo brasileiro virou laboratório para a L’Oréal, marca francesa voltada para pele e cabelo. De acordo com o CEO Marcelo Zimet, o Brasil oferece oportunidades no desenvolvimento de produtos que podem ser extrapolados para outras nações.

Criar uma marca com produtos democráticos foi o principal objetivo de Eliana Dalla Vecchia, dona da Dalla, uma marca de maquiagens brasileira, que visa atingir diferentes públicos.

“Não é uma marca nichada, não tem estereótipos. A gente tem muito cuidado. Manter um preço acessível, com qualidade, num país em que as coisas são difíceis, é justo. Não é porque o negócio é barato que ele não vai ser bom. As vezes temos fórmulas melhores do que outras marcas que cobram três vezes o produto. É muito difícil, enquanto consumidora, comprar um produto com o preço alto e não conseguir usar porque não é bom. Tem que ter o estilo que a gente precisa: ser bom e com um preço acessível”, afirmou recentemente à AnaMaria.

NÃO SÓ PRODUTOS

Além dos produtos, Karen também avalia que o mercado de beleza brasileiro tem potencial para exportar mão de obra, como cabeleireiros e maquiadores.

“As cabeleireiras brasileiras são muito valorizadas lá fora porque sabem trabalhar com diversos tipos de fio. A gente tem que dar palmas para o Brasil, que tá crescendo cada vez mais nesse mercado. Estão investindo mais em tecnologia”, afirmou.

Veja mais:

5 vozes femininas do mercado da moda e de beleza para conhecer

AnaMaria Testa: Três produtos para cabelos que provamos por você

 

Tags: marcas gringasmercado de beleza brasileiro
ANTERIOR

Popó volta atrás e aceita desafio de Vitor Belfort: ”Vai cair igual o Bambam”

PRÓXIMO

Resumo da novela ‘Cheias de Charme’: capítulos de 25 a 30 de março

Ana Mota

Ana Mota

Ana Mota (@_motaana) é jornalista, curiosa, leonina e pagodeira. Gosta de entretenimento, viagens e culinária. Em AnaMaria, é repórter e escreve sobre beleza, moda, finanças pessoais e tudo o que estiver relacionado à televisão.

CompartilharTweetEnviarCompartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Essa cidade paulista guarda um santuário, cachoeira e até base aérea

Essa cidade paulista guarda um santuário, cachoeira e até base aérea

22/05/2025
Cidade quase esquecida em SP conquista quem busca paz

Cidade quase esquecida em SP conquista quem busca paz

22/05/2025
Signo de Gêmeos representação - Créditos: depositphotos.com / Roman_Volkov

Prepare-se para o dia 22 de maio e saiba qual signo vai brilhar intensamente

22/05/2025
Estrias vermelhas e brancas como tratar e prevenir

Estrias vermelhas e brancas como tratar e prevenir

22/05/2025
São José do Rio Preto - Créditos: Wikimedia Commons

Cidade do interior paulista é perfeita para quem tem entre 50 e 70 anos morar

22/05/2025
Ilustração de Catador - Créditos: depositphotos.com / joasouza

O benefício pouco conhecido que está mudando a reciclagem no país

22/05/2025

GRUPO PERFIL – Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Portugal e Índia

AnaMaria |  AnaMaria Receitas | Aventuras na História | CARAS | CineBuzz | Contigo | Máxima | Perfil Brasil | Recreio | SportBuzz

Rede de sites parceiros:

Bons Fluidos | Holywood Forever TV  | Mais Novela | Manequim | Márcia Piovesan | Rolling Stone Brasil | Viva Saúde

PERFIL Brasil Av. Eusébio Matoso, 1.375 5º andar – CEP: 05423-905 | São Paulo, SP

Anuncie no Grupo Perfil +55 (11) 2197-2000 ou [email protected]

Clique aqui e conheça nosso Mídia Kit

Política de privacidade

Categorias

  • AnaMaria Testa
  • Astrologia
  • Atualidades
  • Beleza
  • Bem-estar e Saúde
  • Carreira
  • Casa
  • Comportamento
  • Dieta e Emagrecimento
  • Dinheiro
  • Diversos
  • DIY
  • Educação
  • Famosos
  • Maternidade
  • Moda
  • Programação da TV
  • Relacionamento
  • Tecnologia

Direitos Autorais Grupo Perfil. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas